14 alertas para identificar um relacionamento abusivo

Nem todo mundo tem consciência, mas boa parte das pessoas que estão em uma relação amorosa são expostas a um relacionamento abusivo. O problema é que, para ser considerado assim, não é preciso haver violência física entre o casal. O abuso vai muito além.

Como explica a psicóloga Raquel Silva Barreto, da Universidade Federal Fluminense (UFF), em entrevista ao Repórter UNESP, um relacionamento abusivo se configura pelo desejo de controlar o parceiro, de tê-lo para si. O comportamento de “tomada de posse” da outra pessoa costuma surgir aos poucos, de forma sutil, e ir ultrapassando os limites com o passar do tempo, causando sofrimento e mal-estar.

6

É por isso que a violência física não é o único indício de um relacionamento que vai além do aceitável. Ciúmes exagerados, violência verbal, manipulação das atitudes e decisões da outra pessoal e a tentativa de isolá-la do mundo são atitudes que também configuram um relacionamento abusivo.

Como esses outros indícios são mais difíceis de serem notados, recentemente, os usuários do Twitter resolveram explicar, por meio da hashtag #erelacionamentoabusivoquando, proposta pela Revista Galileu; os sinais não muito óbvios de uma relação doentia. Abaixo, como você vai ver, estão algumas dessas situações de alerta.

Confira 14 alertas para identificar um relacionamento abusivo:

 

1 4 3 2

E então, esses alertas que o pessoal postou no Twitter faz parte de sua vida amorosa? Se sim, infelizmente você precisa agir, e o mais rápido possível!

E, falando em relacionamento, esta outra matéria pode abrir seus olhos para um outro problema, também sério, que pode estar presente em sua relação: 5 sinais de que o namoro acabou e vocês não perceberam.

Fonte: Revista Galileu