14 mitos sobre sexo para parar de acreditar agora mesmo

Não interessa a idade que você tem, a verdade é que, como a maioria das pessoas (incluindo aí as adultas e sexualmente ativas), você também acredita em alguns mitos sobre sexo que foram contados e recontados por aí.

Você pode até estar cética nesse momento, mas, como você mesma vai ter oportunidade de conferir ao longo dessa matéria, muitas das verdades incontestáveis nas quais você acredita não passam de histórias inventadas pelo senso comum.

Quer um bom exemplo dos mitos sobre sexo que estão prestes a derrubar? Então diga: você acredita que pessoas solteiras transam mais que pessoas casadas? Que grávidas tem apetite sexual maior que as não grávidas? E que só homens gostam de filmes adultos?

Se essas são verdades nas quais você acredita, cara leitora, se prepare porque seu “mundo” está prestes a ir ao chão.

Conheça 14 mitos sobre sexo para parar de acreditar:

1. Homens são programados para trair.

Mito. O cérebro de homens e de mulheres são iguais.

Esse é um dos maiores mitos sobre sexo que existem, já que tanto um quanto o outro têm condições de evitar as tentações e a infidelidade.

2. O amor é uma emoção.

Mito. Conforme estudos neurocientíficos, o amor é um impulso, como a necessidade por alimento ou sexo.

3. Só homens curtem pornô.

Mito. Os estímulos sexuais não se limitam aos homens. Ao contrário do que se acreditou por muitos anos, o cérebro das mulheres também é acionado por imagens.

4. Amor e ódio estão em lados opostos.

Mito. Amor e ódio compartilham as mesmas áreas do cérebro e são considerados impulsos “irmãos” pelos neurocientistas.

5. Tamanho do nariz do homem (e de “outras” partes do corpo) é igual ao tamanho do “documento”.

Mito. Não dá para se basear com nenhuma outra parte do corpo. As extremidades do corpo, na verdade, são influenciadas pelo hormônio do crescimento.

O tamanho do “documento”, por outro lado, depende da quantidade de sangue que ele consegue absorver, o que é predeterminado pela genética.

6. Homens gostam mais de sexo que mulheres.

Mito. Gostar ou não é algo subjetivo, assim como a frequência da prática não indica que uma pessoa goste mais ou menos. Algumas mulheres gostam tanto ou mais de sexo que alguns homens, mas é a sociedade que educa as mulheres a falarem menos de seus próprios desejos.

O homem, por outro lado, sempre foi orientado a se afirmar nesse sentido, como prova de sua virilidade.

Além disso, nas mulheres, a vontade de transar é diluída, sendo que o pico ocorre durante a ovulação e vai reduzindo no período menstrual.

7. Esperma faz bem para a pele.

Mito. Nenhum estudo científico atesta isso (clique).

A crença surgiu porque no fluído masculino é encontrado vitamina C, enzimas, cálcio, potássio, zinco, ácido cítrico, frutose e açúcar. Mas essas substâncias atuam, na verdade, como um “empurrãozinho” dos espermatozoides até o óvulo.

8. Solteiros têm a vida sexual mais ativa que os casados.

Mito. Durante o casamento é normal que a frequência sexual caia, mas ainda assim ela costuma ser maior que na vida dos solteiros.

Quem garante isso é a pesquisa Sexualidade dos Brasileiros, feita pelo Datafolha, com 1888 pessoas, entre 18 e 60 anos. Conforme a amostra, 24% dos casados faziam sexo todos os dias, contra apenas 12% dos solteiros.

O estudo mostrou que apesar da liberdade dos solteiros, eles precisam se esforçar mais para conseguir uma noite mais animada.

9. Ovo de codorna e amendoim são afrodisíacos.

Mito. Mais uma vez, a ciência não comprova nada disso.

Esses alimentos, na verdade, melhoram o fluxo sanguíneo, permitem uma contração muscular mais potente e atuam na regulação dos hormônios sexuais.

10. Por cima a mulher tem mais chances de chegar ao clímax.

Nem mito, nem verdade. Na verdade, nenhuma posição garante a felicidade completa, já que isso depende muito da mulher.

Mas, claro, estando no controle da situação, ela pode determinar o ritmo, usar as mãos e assim por diante.

11. Mulheres não gostam @n@l

Mito. Mais, uma vez, depende muito da mulher. Segundo a mesma pesquisa sobre Sexualidade dos Brasileiros, 57% das entrevistadas adoravam.

Ao que tudo indica, gostar e dizer que gosta são coisas bem diferentes, já que esse tipo de prática é considerada “suja” socialmente.

12. Todo homem sonha em dormir com duas mulheres ao mesmo tempo.

Mais ou menos isso. Conforme sexólogos, a maioria dos homens fantasiam em ter duas mulheres ao mesmo tempo e isso tem explicações lógicas: demonstrar virilidade e ter a satisfação visual de ver duas mulheres juntas.

Mas, ainda segundo os especialistas, poucos são os homens que realmente colocam a fantasia em prática. O motivo? Na maioria das vezes, medo de não dar conta do recado.

13. Mulheres grávidas e menstruadas têm mais desejos

Nem mito, nem verdade. Os médicos explicam que o desejo sexual realmente pode aparecer nesses dois estágios, devido a quantidade de hormônios e ao fluxo sanguíneo mais concentrado na região pélvica. No entanto, isso muda bastante de mulher para mulher.

Por outro lado, o aumento da progesterona na gravidez, hormônio que permite que o útero receba o embrião, pode acabar baixando a libido da mulher. Somado a isso, especialmente nos primeiros meses, a mulher passa mal e, não raro, morre de medo de que o sexo possa trazer problemas à gestação.

Sobre a menstruação, é verdade que a mulher fica mais sensível, mas também é verdade que os hormônios que regulam o bem-estar e o apetite sexual, estrogênio e progesterona, caem. Isso deixa a maioria delas mais propensa ao carinho que à sensualidade.

14. Homens gostam de dormir depois do ato

Verdade. O que acontece, segundo especialistas, é que o organismo masculino recebe uma descarga intensa de ocitocina, hormônio do bem-estar, que acentua o vínculo afetivo e que ajuda no relaxamento dos músculos.

E agora, suas dúvidas foram respondidas? A gente espera que sim, mas se ficou alguma coisa para trás, se ainda existem mitos sobre sexo que você precisa esclarecer nessa sua cabecinha inocente, não deixe de nos contar nos comentários que vamos atrás da verdade para você. Combinado?

Agora, falando em mitos e verdades, você pode gostar de conferir também: Menstruação: 10 dúvidas comuns, mitos e verdades sobre o assunto.

Fontes: Facebook Vix, M de Mulher