5 razões científicas para começar a namorar

Começar a namorar, parar com a vida bandida e, finalmente, ficar quietinho no sofá com a pessoa amada. Embora essa seja uma combinação cobiçada por muita gente, ainda tem pessoas por aí que acreditam que começar a namorar é como interromper a vida.

O problema, no entanto, é que a ciência não concorda com esse ponto de vista um tanto egoísta, digamos assim. Isso porque vários estudos mundo à fora mostraram que começar a namorar não faz bem somente para a alma. Os efeitos de encontrar a pessoa certa e começar a namorar também podem ser percebidos fisicamente e influenciam até mesmo na saúde.

Ficou chocada com essa revelação, não foi? Então espere para ver o que esses seis estudos, que listamos abaixo, têm a dizer sobre os benefícios de começar a namorar e preencher o coração.

Só para que você tenha ideia, estudos indicam que quem começa a namorar tem mais chances de conseguir mudar hábitos de vida ruins, como largar de fumar; e, claro, de criar outros mais saudáveis, como ir à academia. Sem contar que quem começa a namorar uma pessoa legal e otimista tem muito menos chances de desenvolver doenças cardiovasculares! Tenso, não?

Veja, abaixo, algumas razões científicas para começar a namorar hoje mesmo:

1. Mudar hábitos

Pessoas que têm um parceiro romântico para a vida conseguem, com muito mais facilidade, mudar seus hábitos. Isso acontece porque a outra pessoa ajuda a vigiar e a incentivar que a mudança seja concluída. Largar o cigarro ou comer melhor são bons exemplos de metas mais fáceis de alcançar quando se começa a namorar. Pelo menos é isso que diz uma pesquisa desenvolvida pela University College London, no Reino Unido.

2. Sair do sedentarismo

Quando se tem um parceiro que também topa sair do sofá para malhar, o ato de ir à academia, de correr e assim por diante fica muito mais fácil. Como no caso dos hábitos, isso acontece porque a motivação de um acaba incentivando o outro.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, por exemplo, pela Universidade Johns Hopkins mostrou que quando as namoradas topavam começar a frequentar a academia, 70% dos namorados passavam a ir junto. Por outro lado, quando os homens é que tomavam a iniciativa, 40% das mulheres os acompanhavam.

3. Recuperação mais rápida

Outro benefícios científico de começar a namorar é ter uma recuperação mais rápidas das enfermidades. Médicos americanos provaram, por exemplo, que em cirurgias cardíacas, homens e mulheres se recuperam mais rápido se têm a companhia de uma pessoa amada na hora de restabelecer a rotina. Por outro lado, pessoas que não têm um par costumam demorar mais a se recuperar tanto a forma física quanto a emocional, se sentindo mais tristes e desanimadas.

4. Alívio do estresse

Estudos da Universidade de Ontário Ocidental, no Canadá, apontam que outro benefício de começar a namorar é ter uma ajudinha extra na hora em que se está estressado. Segundo os pesquisadores, se o dia foi ruim ou se o estresse começou a subir, pensar na pessoa amada ajuda a fazer o corpo relaxar e ficar mais calmo. Isso porque, ao parar para pensar no par romântico desencadeia sentimentos e reações corporais opostas às do estresse.

5. Coração mais saudável

7

Esse sim é um motivo que vai fazer você começar a namorar. Isso porque, segundo pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, pessoas que têm um relacionamento feliz têm artérias com mais espaço para a passagem do sangue, o que ajuda a afastar problemas cardiovasculares. Esse fato foi observado em 281 voluntários, que foram monitorados durante 4 dias, de hora em hora.

6. Par otimista, saúde em dia

6

Pois é, outra vantagem de começar a namorar e, claro, de namorar uma pessoa alto astral é a blindagem que se cria contra doenças crônicas, como diabetes; e até mesmo contra problemas de mobilidade no futuro, quando a idade estiver mais avançada.

Isso foi concluído por um estudo, desenvolvido nos Estados Unidos, por pesquisadores da Universidade de Michigan que monitoraram o histórico médica de quase 2 mil casais. Segundo concluíram os cientistas, pessoas que tinham parceiros mais otimistas, que esperavam que coisas boas acontecessem tinham um estado de saúde muito melhor que os demais.

E aí, que tal dar uma chance ao coração e começar a namorar?