7 verdades sobre o comportamento de pessoas que fogem de relacionamento sério

Carreira, estudos, religiões diferentes, e outras coisas mais. Quantas desculpas as pessoas costumam usar quando têm medo de relacionamento sério, não é verdade? Você, por exemplo, já deve ter dado ou recebido algumas dessas desculpas descabidas na vida. Ou ainda não?

Mas, claro, quando o assunto é medo de compromisso, tem gente de todo tipo. Há até aqueles que já falam, na cara mesmo, que só querem se divertir e não têm o menor interesse de manter algo mais sério.

Como você já deve saber, embora esse comportamento seja bem comum entre os homens, muitas mulheres por aí também correm de relacionamento sério e não conseguem se abrir e criar laços com outras pessoas. Mas, o que pouca gente entende é que, mesmo se tratando de um pouco de “mau-caratismo”, existem muitos outros motivos por trás do comportamento de quem não quer compromisso.

Na lista abaixo, como você vai ver, estão algumas dessas razões ocultas, conforme análises de psicólogos. Segundo esses especialistas, o problema pode ser bem mais profundo que as pessoas pensam e significam, dentre várias outras coisas, falta de maturidade emocional e até mesmo insegurança. Quer ver?

Confira 7 verdades sobre o comportamento de pessoas que fogem de relacionamento sério:

1. Falta de maturidade emocional

Conforme especialistas, um dos grandes motivos por trás de pessoas que fogem de relacionamento sério é a tentativa de evitar frustrações e sofrimentos decorrentes das relações amorosas. Isso, no entanto, só demonstra que a pessoa é imatura emocionalmente e essa relutância em se relacionar pode fazer com que ela nunca atinja essa maturidade.

2. Falta de autoconhecimento

Quando alguém foge de relacionamento sério, dizendo ser bom demais para ficar com somente uma pessoa, por exemplo, pode ser sinal de que essa pessoa evita se olhar mais profundamente. Isso também compromete o autoconhecimento.

3. Comportamento tóxico

Se manter distante das pessoas também pode ser tornar um hábito perigoso e difícil de ser quebrado no futuro. Esse tipo de comportamento tóxico, conforme especialistas, atrapalha o crescimento emocional e elimina as chances da pessoa realmente viver um grande amor.

4. Solidão

Não é uma regra, mas, na maioria das vezes, pessoas que se esquivam de relacionamento sério no campo amoroso também costuma ser bastante solitária na vida. Isso porque é comum que essas pessoas sejam fechadas também com relação aos amigos e familiares. Esse perfil pode indicar que o maior medo desse indivíduo é criar intimidade e se envolver.

5. Medo de traição

Se essa pessoa já sofreu traições ou perdas drásticas, é possível que o medo dela de se envolver em um compromisso esteja relacionado a essa experiência anterior. Normalmente, elas preferem se abster de novos romances que correr o risco de serem traídas, abandonadas  e assim por diante.

6. Insegurança e baixa autoestima

Embora a imagem que essas pessoas costumam transmitir seja de independência e segurança, é comum que, na verdade, sintam-se inseguras e sofram com baixa autoestima.Como mencionamos acima, elas costumam sentir medo de serem descartadas. Isso indica que elas costumam sentir-se descartáveis e frágeis.

7. Medo de expor sentimento

Medo ou timidez de expor sentimentos pode ser também um dos maiores motivadores de algumas pessoas correrem de relacionamento sério. Para muita gente, dizer um simples “eu te amo”, mesmo quando verdadeiro, causa pavor. Na grande maioria das vezes, como já mencionamos, elas têm medo de se expor e de expor seus sentimentos e serem subjugadas, não correspondidas, abandonadas e até mesmo serem consideradas fracas.

E você, é assim ou conhece alguém que seja? Então, com certeza, você identificou pelo menos uma dessas “verdades” por trás do comportamento relutante, não foi? Se sim, não deixe de nos contar nos comentário!

Agora que você já sabe porque algumas pessoas se esquivam do amor, como o capeta da cruz, talvez consiga usar táticas diferentes de conquista, o que acha? A matéria a seguir, com certeza, pode ajudar você com isso: Quer fazer alguém se apaixonar por você? Faça essas 36 perguntas.

Fonte: Vix