Bodas de casamento: aprenda os anos e os nomes das comemorações

Todo mundo já ouviu falar em bodas de casamento, de prata, de ouro, de diamante e assim por diante, mas será que todo mundo sabe mesmo do está falando? Por exemplo, você sabe quanto anos de casamento completa uma pessoa que está comemorando bodas de Rubi? E de Esmeralda?

Para acabar de vez com essa dúvida, o Área de Mulher traz para você uma espécie de guia com todas as comemorações possíveis que um casal pode ter ao longo de sua união.

Até mesmo o longínquo e aparentemente inalcançável 100º aniversário de casamento. Já pensou?

O que quer dizer?

Mas, antes de revelarmos a lista, vamos primeiro entender direitinho que negócio é esse de “bodas de casamento”.

Conforme sites especializados no assunto, a palavra vem do latim e significa “vota” ou “promessa”. Logo, quando está relacionado ao casamento, se refere aos votos matrimoniais feitos no dia da união oficial.

Bodas de quê?

Agora, com relação ao segundo nome da comemoração, como bodas de papel, de prata e assim por diante; está associado ao ano de aniversário do casamento e a um material que representa a estabilidade da ligação do casal.

Ou seja, quanto mais duradoura for a união, mais as bodas são relacionadas a durabilidade e estabilidade e, assim, a materiais difíceis de se partir.

É por isso que no primeiro ano de casamento se comemora boda de papel e no aniversário de 50 anos, boda de diamante. Entendeu a relação?

Quem inventou essa história?

Essas comemorações surgiram na Alemanha, há muitos anos. No país, era costuma nos pequenos povoados oferecer uma coroa de prata aos casais que completavam 25 anos de união e uma coroa de ouro para aqueles que comemoravam 50 anos de casamento.

Com os passar dos séculos, outras simbologias foram criadas para as demais datas de aniversário de casamento. Então, quanto mais tempo de casado se comemora, maior é a importância do material representativo do casamento.

Comemorações mais comuns

Hoje em dia, não se tem notícia de nenhum casal recebendo coroas de prata ou de ouro por suas festadas de aniversário, mas ainda é costume fazer uma comemoração.

Alguns casais, inclusive, renovam os votos da união durante essas comemorações, que são mais comumente festejadas a partir dos 25 anos, com as bodas de prata.

Sobre os nomes, é interessante observar ainda que do 1º ao 15º aniversário, as comemorações são de ano a ano e, a partir dai, de 5 em 5 anos.

Descubra as bodas de casamento que vocês estão completando:

1º – Bodas de Papel
2º – Bodas de Algodão
3º – Bodas de Couro ou Trigo
4º – Bodas de Flores ou de Frutas
5º – Bodas de Madeira ou Ferro
6º – Bodas de Açúcar ou Perfume
7º – Bodas de Latão ou Lã
8º – Bodas de Barro ou Papoula
9º – Bodas de Cerâmica ou Vime
10º – Bodas de Estanho ou Zinco
11º – Bodas de Aço
12º – Bodas de Seda ou Ônix
13º – Bodas de Linho ou Renda
14º – Bodas de Marfim
15º – Bodas de Cristal
20º – Bodas de Porcelana
25º – Bodas de Prata
30º – Bodas de Pérola
35º – Bodas de Coral
40º – Bodas de Esmeralda
45º – Bodas de Rubi
50º – Bodas de Ouro
55º – Bodas de Ametista
60º – Bodas de Diamante
65º – Bodas de Platina
70º – Bodas de Vinho
75º – Bodas de Brilhante ou Alabastro
80º – Bodas de Nogueira ou Carvalho
85º – Bodas de Girassol
90º – Bodas Álamo
100º – Bodas de Jequitibá

E agora, aprendeu? Agora, se você quiser saber o segredo para ter uma união longa e comemorar todas essas bodas de casamento que acabamos de conhecer, não deixe de conferir também: 7 dicas para ter um casamento feliz, segundo a Ciência.

Fonte: Significados, Segredos do Mundo