Como agir quando alguém resolve dar um gelo em você

Parece uma atitude inocente e até superior, para evitar discussões; mas isolar uma pessoa e se recusar a dirigir a palavra a ela se trata de uma forma de abuso emocional em qualquer tipo de relacionamento.Quem nunca sofreu com um namorado, marido ou mesmo uma amiga que resolveu lhe dar um gelo e passou a ignorar você completamente?

De acordo com especialistas, dar um gelo em qualquer pessoa é errado, principalmente em uma relação amorosa, uma vez que, na grande maioria dos casos as duas partes compartilham a culpa da briga ou discussão. Além disso, essa acaba se tornando uma atitude tóxica para o relacionamento e se trata de uma maneira, mesmo inconsciente, de manter o controle do relacionamento.

Quando isso acontece, no entanto, se fazer de vítima não é melhor solução, muito menos se mostrar incomodado com o silêncio do outro. Terapeutas afirmam que quando alguém resolve dar um gelo em você é preciso recuperar o papel de protagonista da situação e impulsionar a própria autoestima e a autoconfiança para se tornar imune à chantagem.

Como agir quando alguém resolve dar um gelo em você:

1. Uma boa maneira de agira, ao notar que seu parceiro vai dar um gelo em você é se mostrando superior à situação e demonstrando que o problema está na outra pessoa e não em você.

Frases como “eu sei que você não se sente competente para lidar com isso agora” ou “O que eu posso fazer para ajudar você a dizer o que está sentindo?” são ótimas táticas quando a outra pessoa se recusa a conversar.

2. Um comportamento proibido, por outro lado, é se mostrar incomodado com o silêncio. Não vale reclamar, fazer birra, demonstrar irritação ou fechar a cara.

Isso só indica que a decisão de dar um gelo em você está dando certo e que a outra pessoa está no controle, ou seja, isso estimula o comportamento abusivo.

3. Outra parte importante quando alguém resolve lhe dar um gelo é nunca pedir desculpa se você não acredita que estava errado.

É comum se sentir culpado quando esse tipo de pressão acontece, mas esse também pode ser um método da outra pessoa se livrar de própria parcela de culpa.

4. Estar preparado para uma reação exagerada e raivosa de quem está dando o gelo também é essencial, especialmente quando ela notar que ignorar você não está surtindo efeito ou quando você a confrontar. Isso é comum devido ao sentimento de negação (da culpa, no caso).

Mas, ajudar o outro a trabalhar esse tipo de reação evita que o rancor intoxique a relação. Então, mantenha a calma e esteja preparado para liderar uma conversa.

Interessante perceber esse tipo de comportamento como forma de dominação, não é verdade? Da próxima vez que você tiver oportunidade de lidar com alguém lhe dando um gelo, nos conta se essa técnica funcionou, ok?

Agora, se você já tentou de tudo e sua relação só tem piorado, acredite, você deveria conferir essa outra matéria: 5 sinais de que o namoro acabou e vocês não perceberam.

Fonte: Vix