12 coisas que mais dão caspa e você não sabia

Você já ouviu falar em dermatite seborreica? Esse é o nome técnico usado pelos dermatologistas para indicar a famosa caspa e apesar de ser feio, nada se compara ao resultado disso na cabeça, nos cabelos e o pior, nos ombros. Não é mesmo?

Agora, se você é do tempo em que se acreditava que caspa é sinônimo de falta de higiene pessoal, acredite, seus conceitos estão ultrapassados. De acordo com especialistas, a caspa nada mais é do que o resultado da descamação do couro cabeludo devido à renovação das células mortas dessa região por outras células vivas.

Embora esse processo seja normal e aconteça com todo mundo, a caspa só aparece quando essa descamação, ao invés de camadas fininhas, libera pedaços de pele em crostas maiores e mais esbranquiçadas. Isso, ou melhor, a caspa é entendida pela dermatologia como uma inflamação e deve ser tratada com produtos certos para que diminua.

Mas, o grande problema é mesmo usando xampus específicos, algumas pessoas continuam com alguns hábitos prejudiciais para a saúde do couro cabeludo. O resultado é que ao invés de diminuir, o quadro de caspa continuam aumentado.

Essa matéria de hoje, então, tem a função de chamar sua atenção para algumas coisas do dia-a-dia e alguns hábitos bobos que dão ainda mais caspa, mas que você ninguém nem desconfia. Quer ver?

Descubra 12 coisas que mais dão caspa e você não sabia:

1. Usar as unhas para lavar o couro cabeludo

Com isso, você aumenta a descamação e pode aumentar ainda mais a oleosidade dessa região. Use apenas a ponta dos dedos.

2. Água quente

Prefira água fria na hora de lavar os cabelos. A água quente, embora seja mais confortável, faz com que o couro cabeludo resseque. Em consequência, ele produz mais oleosidade para compensar e isso aumenta a quantidade de caspa.

6

3. Remover todo xampu e condicionador

Se você não remove totalmente esses produtos do cabelo, o couro cabeludo precisa produzir menos óleo;

4. Usar produros leave in ou cremes para pentear em excesso ou diretamente no couro cabeludo;

5

5. Usar sempre o secador de cabelos

6. Usar qualquer marca de xampu anticaspa.

Algumas marcas, embora prometam ao contrário, agravam o quadro de caspa.

4

7. Ingerir bebidas alcoólicas

Quando você bebe, acaba inibindo a atividade de algumas vitaminas, como as do complexo B, que atuam diretamente nos cabelos.

8. Estresse

O estímulo nervoso intenso faz com que as células se dividam mais rapidamente, aumentando também a produção de caspa.

3

9. Lavar os cabelos em excesso

O ideal é lavar os fios em dias alternados. A limpeza em excesso pode aumentar a produção de óleo do couro cabeludo para repor a oleosidade que essa parte precisa.

10. Hormônios alterados

A produção de caspa pode aumentar, especialmente, se o descontrole estiver ligado às glândulas suprarrenais ou à tireoide.

1

11. Prender os cabelos ainda molhados

Se fizer isso e dormir, então, a caspa pode dobrar de quantidade, já que o couro cabeludo fica abafado.

12. Usar produtos químicos diretamente no couro cabeludo

Tinturas, produtos para alisamento, e outras químicas podem deixar o couro cabeludo ressecado, irritado ou descamando.

2

E você, sabia que tudo isso poderia dar ainda mais caspa?

Agora, se você não sabia de nada disso, provavelmente também vai levar o maior susto com essa outra matéria: 5 maiores mentiras sobre cabelos que já contaram a você.

Fonte: Bolsa de Mulher