4 dicas para controlar a pele oleosa

destaque

Não adianta secar, encher o rosto de pó facial ou ficar lavando o tempo todo. Pele oleosa realmente pode dar um pouco de trabalho na hora de tentar controlar aquele brilho característico, especialmente chamada “zona T” do rosto (testa, nariz e queixo).

Isso porque uma pele oleosa, além de contar com uma maior propensão ao aparecimento de cravos e espinhas, também trás alguns outros desconfortos, como o fato da durabilidade da maquiagem reduzir bastante. Não é verdade, meninas?

A gente sabe que o problema é chato, mas não pire! Se você também sofre com as consequências da pele oleosa, fique sabendo que existem medidas simples, no dia a dia, que podem ajudar a controlar o oleosidade do rosto.

5

Quer um bom exemplo? Manter a pele sempre limpa e nunca dormir com maquiagem são boas dicas para ter uma pele bonita e longe da oleosidade e das espinhas. Entretanto, os “macetes” não param por aí.

Como você vai ver abaixo, existem formas consistentes de agir e, claro, alguns cosméticos específicos, que podem ajudar bastante nessa missão de combate à pele oleosa e seus efeitos não desejáveis. Quer aprender?

Conheça 4 dicas para controlar a pele oleosa:

1. Esqueça os banhos quentes

1

A alta temperatura da água, além de queimar, retira a oleosidade natural da pele. Isso, ao invés de ajudar a manter o rosto sequinho, estimula o organismo a produzir ainda mais sebo, o que é péssimo se você tem pele oleosa. Na hora do banho, portanto, prefira água em temperatura morna ou fria.

Além disso, vale a pena prestar atenção nos sabonetes usados durante a higienização pessoa. O ideal é que se use sabonetes apropriados para seu tipo específico de pele e próprio para o rosto. Isso evita agressões à pele e ajuda a controlar a oleosidade e seus efeitos.

2. Jamais se esqueça do protetor solar

2

Pode parecer que não tem qualquer ligação com o assunto, mas além de proteger contra os raios UVA e UVB do sol, protetores solares podem também ajudar no controle da produção de óleo. Alguns protetores em gel, gel-creme ou fluído; específicos para pele oleosa, contam com essa função extra.

3. Ar-condicionado pode aumentar a oleosidade

Hand of woman includes air-conditioner

A gente sabe que, em dias quentes, só o ar-condicionado salva. No entanto, esse tipo de refrigeração colabora para a desidratação da pele. E, se você acha isso bom, fique sabendo que a consequência não é nada legal para pessoas com pele oleosa: como efeito rebote, o organismo produz ainda mais oleosidade.

Se for ficar exposta ao ar-condicionado, não se esqueça de ingerir bastante água para se manter hidratada e não se esqueça de aplicar cremes hidratantes apropriados para seu tipo de pele.

4. Não descuide da pele à noite

4

Caso você tenha pele oleosa, o ideal é que você cuide de sua pele até dormindo! Isso porque, à noite, a pele fica mais suscetível à penetração dos ativos dos produtos. Logo, cosméticos apropriados para o controle da oleosidade são os mais indicados (e indispensáveis) na hora de ir para a cama. Isso, com certeza, ajuda a pele encontrar o equilíbrio.

E aí, gostou das dicas? Agora, se você quiser continuar cuidando da pele, sendo ela uma pele oleosa ou não, não deixe de conferir ainda: 4 máscaras caseiras para conseguir a pele dos sonhos.

Fonte: Derma Club