5 maiores mentiras sobre cabelos que já contaram a você

Se você acompanha o Fala Menina, deve ter percebido que a gente adora falar sobre cabelos. Isso, aliás, fica claro em matérias como 8 erros diários que destroem seus cabelos, 24 coisas que você precisa saber se quer cabelos loiros, 7 dicas para fazer os cabelos crescerem mais rápido, Como entender a numeração das tintas de cabelo? e assim por diante. É por isso, aliás, que trouxemos hoje algumas das maiores mentiras sobre cabelos que contam por aí e que você, com certeza, acredita.

Como você vai ver na lista que preparamos abaixo, são exemplos de mentiras sobre cabelos quando dizem a você que cortar pelo menos as pontas, periodicamente, pode fazer seus fios cresceram mais rápido. Ou mesmo quando falam por aí que dormir de cabelos molhados pode estragar seus fios.

Viu? São todas histórias que você, com certeza, há ouviu pelo menos uma vez na vida. É possível até que você acredite em algumas dessas mentiras sobre cabelos que contam, há anos, e que outras pessoas tomam como verdades e continuam espalhando por aí.

Mas hoje chegou a hora de acabar com toda essa farsa. Na seleção das maiores mentiras sobre cabelos que preparamos, mostramos, com argumentos de profissionais da área, o que realmente é verdade e o que não pode ser aproveitado de muita coisa que as pessoas dizem sobre a saúde dos fios. Preparada?

Confira, abaixo, algumas das maiores mentiras sobre cabelos que já contaram a você:

1. Faz mal dormir com cabelos molhados

1

A menos que você prenda seus cabelos em um coque ou em um rabo de cavalo, dizer que faz mal dormir com cabelos molhados é uma das maiores mentiras sobre cabelos que já contaram a você. Isso porque não existe problema algum nesse ato, especialmente para a saúde de seus fios. Aliás, se você aplicar produtos certos, como cremes sem enxágue, e fizer uma trança mais fofa, ele vai amanhecer com um lindo ondulado.

2. Cortar o cabelo ajuda a crescer mais rápido

2

Bom, essa é outra das mentiras sobre cabelos que as pessoas escutam a vida toda. Na verdade, cortar os cabelos periodicamente ajuda no visual, apenas. Independentemente de seus fios vêem ou não uma tesoura, eles vão crescer de 1 centímetro a 1,5 centímetro por mês.

3. Tirar um fio branco faz com que outros 4 nasçam no lugar

3

Gente, que conversa mole! Não há qualquer comprovação científica disso. Aliás, o que pode acontecer, segundo os profissionais, é que o folículo piloso sofra danos e que isso impeça o fio de crescer. Inclusive, existem relatos de mulheres que ficam carecas em certas regiões da cabeça devido à mania de retirar fios brancos.

4. Usar sempre os mesmo produtos deixa os cabelos viciados

4

Essa é outra das mentiras sobre cabelos que as pessoas costumam acreditar e reproduzir por aí. Os fios de cabelo não podem viciar em nada, até porque não são seres vivos e independentes de seu corpo. O que acontece, na verdade, é que muitos produtos contém quantidades altas de silicone, que faz o cabelo ficar macio e sedoso inicialmente. No entanto, depois de algum tempo esse efeito pode sumir, uma vez que os cabelos estarão realmente sendo tratados, mas sim recebendo uma espécie de “maquiagem”.

5. Condicionador deve ser aplicado a partir da raiz e daí até as pontas

5

Quem entende do assunto não aconselha isso e diz que essa é outra das mentiras sobre cabelos que existem por aí. Isso porque a aplicação do xampoo e do condicionador deve ser focada no comprimento dos fios e nas pontas, apenas. Conforme explicam os especialistas, o condicionador pode entupir os poros, caso aplicado na raiz, causando excesso de oleosidade e, algumas vezes, até caspas.

E você, acreditava em alguma dessas mentiras sobre cabelos que contam por aí?