7 coisas que acabam com sua escova progressiva e você nem imaginava

Quem sonha em ter o cabelo lisinho, sem ondas ou cachos; mas não gosta da ideia de usar sacador e chapinha todos os dias, acaba apelando para a escova progressiva. O método, como você já deve saber, envolve várias polêmicas quanto ao uso de certo produtos químicos, mas a verdade é que se mostra bastante eficiente e mantém os fios alisados por vários meses.

Acontece que, por mais que a escova progressiva seja feita para manter os fios lisos, muitos erros do dia a dia acabam comprometendo a durabilidade desse efeito. A maioria das coisas que fazem mal para a progressiva, aliás, a maioria das pessoas nem imaginam que podem ser nocivas.

Um simples banho de piscina, aliás, é um bom exemplo disso. Os químicos usados para manter a água da piscina tratada podem agredir ainda mais os fios e fazer com que o efeito do alisamento vá embora muito mais cedo, sabia?

O pior de tudo é que a lista de “vilões” da progressiva está longe de terminar por aí. Muito mais coisa e hábitos do seu cotidiano podem estar comprometendo seu cabelão liso agora mesmo, como você confere abaixo.

Descubra 7 coisas que acabam com sua escova progressiva:

1. Fazer hidratação com limpeza profunda

Depois de uma escova progressiva, os fios ficam revestidos com uma espécie de camada da verniz, que impede a absorção de outros produtos pela cutícula do cabelo. Essa película permanece intacta por, mais ou menos, um mês. Só depois dessa período é que as hidratações passam a fazer efeito.

Mas, se você usar produtos de limpeza profunda nesse processo, eles podem acelerar a perda o efeito “liso perfeito” que a escova proporciona.

2. Lavar os cabelos todos os dias

Como você já viu aqui (clique), o ideal é que os cabelos não sejam lavados todos os dias. Se você tiver escova progressiva nos fios, então, é preciso ter ainda mais cuidado com a frequência de lavagens, já que os nutrientes dos cabelos já estão comprometidos com a química. A lavagem todos dos dias só colabora para que esse pequeno estoque de vitaminas acabe se encurtando ainda mais.

3. Usar xampu comuns

Para prolongar o efeito da escova progressiva, o ideal é trocar os produtos que você utiliza para as lavagens dos fios. O ideal é usar xampus específicos para cabelos alisados com progressiva ou xampus para cabelos coloridos. Como eles são desenvolvidos para agredir o mínimo possível a pigmentação dos cabelos, agridem menos e são mais nutritivos.

4. Pintar os cabelos

A química usada na escova progressiva, mesmo a livre de formaldeído, acaba deixando os fios mais frágeis. Quando você tinge os cabelos logo depois do alisamento, além de deixar seus fios sujeitos à quebra, você coloca o efeito liso de seus cabelos em risco. Por isso, se quiser fazer luzes ou mudar a cor, faça isso, no mínimo, uma semana antes da escova.

5. Dormir com os cabelos molhados

Parece uma coisa boba e sem importância, mas dormir com os fios molhados é proibido, especialmente em caso de escova progressiva. Isso modifica a estrutura dos fios, especialmente se você prender os cabelos. Nesse caso, o cabelo também fica mais elástico e tende a quebrar com maior facilidade.

6. Ficar muito tempo em retocar a progressiva

Como em toda química, é preciso repor a umidade e as vitaminas quando os fios enfrentam uma progressiva. Apesar de ser bom para a saúde dos cabelos, isso acaba comprometendo a durabilidade do alisamento. Portanto, retocar a escova, pelo menos nas raízes, ajuda a prolongar o efeito liso sem desgastar ainda mais a estrutura do cabelo.

7. Tomar banho de piscina

Ficar de molho da piscina é ótimo, especialmente nos dias quentes. Entretanto, se você tiver escova progressiva nos fios, evita molhar os cabelos. O contato com o cloro ou com o ozônio desgasta muito a escova.

O contato com a água salgada também é prejudicial para o efeito liso, mas não tem nada a ver com o sal. Conforme quem entende do assunto, quando mais você molha os cabelos na água salgada, mais os fios precisem ser lavados e, como você já viu, menos tempo o alisamento tende a durar.

Viu, como muita coisas pode estragar seu alisamento e você nem imaginava? Agora, se você se cansou da progressiva e quer assumir seus cachos de vez, confira essa outra matéria: 4 coisas que você precisa saber se estiver em transição capilar.

Fonte: Minha vida