7 hábitos que dão muita acne e você nem imaginava

Você tem problemas com acne? Se esse é um problema recorrente em sua vida e se você já tentou de tudo para controlá-lo, mas nada deu certo, pode ser que você esteja pecando em outros aspectos sem saber.

Quer um bom exemplo de coisas que você pode estar fazendo errado e que estão estragando sua pele com consequência? Então pense nos seus hábitos diários e responda: como você guarda seus pincéis e suas esponjas de maquiagem? E os cabelos, você seca depois de já ter feito o make?

Pode parecer que não tem muita coisa a ver, mas essas respostas estão diretamente ligadas ao fato de você estar ficando com muita acne do nada. Isso porque, muitos desses hábitos que você mantém pode estar estimulando a oleosidade de sua pele e contaminando seus produtos e ferramentas de maquiagem com bactérias.

Interessante, não? Além das doenças que você já viu que doenças podem ser contraídas por causa da maquiagem, essa parte da sua vida pode estar estragando também a saúde de sua pele.

Confira 7 hábitos que dão muita acne e você nem imaginava:

1. Deixar a esponja de maquiagem exposta

Sempre que você usar a esponjinha na maquiagem, você precisa lavá-la e deixá-la secar. Mas, infelizmente, não basta higienizar a esponja, é preciso também mantê-la em um recipiente fechado. Isso evita que ela pegue poeira e a impede de ser infectada com bactérias que, em contato com a pele, fazem sua acne piorar.

2. Não higienizar a tela do celular

Quantas vezes você limpa a tela do seu celular? Parece que não tem nada a ver, mas ficar com o aparelho encostado no rosto e não limpá-lo antes de usá-lo novamente pode dar acne. Isso porque quando você está constantemente com o celular, na mão ou perto do rosto, ele esquenta sua pele, estimula a oleosidade e pode se tornar um ambiente propício para a proliferação de bactérias.

Então, para evitar que toda essas impurezas voltem para sua pele e estimulem as espinhas, limpe sempre a tela do seu celular. O ideal é sempre manter na bolsa lenços umedecidos e outras soluções desinfetantes que possam manter a tela limpa.

3. Usar o celular por longos períodos

Isso estimula a acne pelo mesmo motivo que explicamos acima. Logo, se for fazer uma ligação longa, ao invés de mantê-lo encostado na bochecha, use fones de ouvido.

4. Deixar os pincéis espalhados

Em casa ou na rua, assim que você usar seus pincéis, é preciso guardá-los direitinho, de preferência em uma necessaire própria, longe de outros objetos que podem contaminar as cerdas. Jogá-los numa gaveta, desprotegidos, ou dentro de uma bolsa são ideias bem ruins. Além disso, você não pode esquecer de lavar seus pincéis periodicamente e deixá-los secar bem antes de guardá-los.

5. Secar os cabelos depois de fazer a maquiagem

Quando você seca o cabelo depois de aplicar a base e toda a maquiagem acaba fazendo você suar, o que estraga seu make; sem contar que o calor do secador faz seus poros dilatarem e os produtos acabam entrando mais profundamente em sua pele. O resultado é que isso acaba entupindo os poros com base, corretivo e pó, e abrindo espaço para a inflamação e para a acne.

6. Aplique maquiagem e outros cosméticos com as mãos

Se o produto vier em um potinho, não o aplique com os dedos. Use pincel para pegar a porção que precisa do pote e espalhá-lo sobre a pele, a menos que você saiba lavar as mãos como um cirurgião. Isso evita que você deixe oleosidade, impurezas e bactérias da pele no cosmético, por exemplo.

Se não tiver um pincel e fizer a aplicação com a mão, use um cotonete limpo para retirar as sujeiras da camada mais superficial do frasco de maquiagem.

7. Dormir em fronha e lençol de algodão

Apesar de ser bem bonita, roupa de cama de algodão pode acabar irritando sua pele e fazendo com que acne pareça em seu rosto e em outras partes de seu corpo, caso você tenha a pele oleosa, por exemplo.

Prefira lençóis e fronhas de seda, mesmo que não seja uma seda original. Esse tipo de tecido é muito mais delicado.

E, falando em coisas que podem estimular ou conter a acne, essa outra matéria pode ser muito útil: 4 dicas para controlar a pele oleosa.

Fonte: Cosmopolitan