9 substância tóxicas presentes em seus cosméticos

Para mulheres e para homens, contra rugas, para peles secas e oleosas, cabelos cacheados ou alisados, maquiagens, desodorantes e assim por diante. Já parou para pensar na quantidade de cosméticos disponíveis no mercado e na quantidade assustadora deles que usamos todos os dias?

Apesar da vantagem imensa que isso significa para os cuidados com o corpo e a beleza e de simbolizar um desenvolvimento incrível da indústria, a verdade é que todos esses nossos amados cosméticos contam com substâncias não tão legais assim. Aliás, como você vai perceber, algumas delas são verdadeiramente tóxicas para nosso organismo e estão associadas diretamente ao aparecimento de cânceres e outros males.

Um bom exemplo disso, como você já deve ter ouvido dizer, são alguns tipos de produtos usados no alisamento de cabelos. Muitos casos de câncer foram relacionados à substância presente na composição desses produtos, sem contar as intoxicações e complicações respiratórias.

Mas, claro, isso é só a pontinha do iceberg. Como você vai ver, ao longo dessa lista, todos os dias nós intoxicamos um pouquinho nosso corpo ao usar cosméticos turbinados com grande número de substâncias impróprias.

Confira 9 substância tóxicas que estão presentes em seus cosméticos:

1. Parabeno

Essa substância tem a função de impedir a proliferação de bactérias e está presente em cosméticos do dia a dia, como sabonetes corporais, desodorantes, xampus, cremes de limpeza facial e até mesmo em alguns alimentos industrializados e itens farmacêuticos.

No organismo, quando absorvida, essa substância age de forma parecida com o hormônio estrogênio e está associada ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama.

2. Corantes sintéticos

Outra substância bastante presente nos cosméticos são os corantes sintéticos, especialmente os derivados do petróleo ou do alcatrão de carvão. Eles são cancerígenos e, a curto prazo, provocam também irritações na pele.

Outro problema que os cientistas suspeitam estar relacionado a essa substância são os casos de transtorno de hiperatividade e déficit de atenção em crianças, até porque esses mesmos corantes estão presentes em guloseimas também.

3. Ftalato

Muito presente em esmaltes, perfumes e loções e em sprays de cabelo, essa substância é utilizada para melhorar a textura dos cosméticos. Ela é tóxica e tem seus efeitos relacionados a problemas hormonais, que levam ao câncer de mama, a problemas reprodutivos em homens e mulheres e até mesmo ao desenvolvimento precoce dos seios em meninas.

4. Triclosan

Essa substância tóxica de nome difícil é bastante usada em cosméticos com função antibacteriana, além de pastas de dente e desodorantes. Ela pode intervir nas funções dos hormônios reprodutivos, causar irritações na pele e até mesmo provocar resistência a alguns antibióticos.

5. Lauriléter sulfato de sódio e lauril sulfato de sódio

Essas substâncias nada saudáveis estão presentes em cerca de 90% dos produtos de higiene pessoal, ou seja, em seu sabonete, xampu, condicionador, desodorante e por aí vai. Elas provocam problemas respiratórios e renais e, em contato com outros produtos químicos, elas se tornam cancerígenas.

6. Formaldeído

Também conhecida como formol, essa substância é extremamente tóxica, provoca alergias, prejudica o sistema imunológico e está relacionada ao aparecimento de cânceres de nariz e de falange. Só para você ter ideia, ela é usada na conservação de cadáveres!

No mercado, ela costuma aparecer na composição de esmaltes, sabonetes, condicionadores, xampus, maquiagens, produtos para limpar a pele e, claro, cosméticos usados para alisar os fios (como no caso da escova progressiva).

7. Tolueno

Essa também é uma substância derivada do petróleo e do alcatrão de carvão e costuma se apresentar nos rótulos com nomes como benzeno, fenilmetano e metilbenzeno. Por se tratar de um poderoso solvente, essa substância pode afetar o sistema respiratório, provocar náuseas, irritação na pele e problemas no sistema imunológico.

É, basicamente, por causa dessa substância que não é indicado que grávidas pintem os cabelos, por exemplo. Muito embora essa substância também seja encontrada na composição de alguns esmaltes e outros produtos de unha.

8. Propilenoglicol

Essa substância se trata de uma espécie de álcool presente em hidratantes, protetores solares, e uma série de produtos para cuidar da pele; maquiagens, condicionadores, e assim por diante. Ela pode causar dermatite e urticárias.

9. Álcool isopropílico

Esse tipo de álcool está presente em colorantes de cabelos, sabonetes, loções hidratantes, pós-barba, entre outros produtos. Ele está relacionado a alguns tipos de cânceres, a crises de enxaqueca, tontura, depressão, vômito, coma e pode até mesmo prejudicar a flora intestinal.

E então, quantas dessas substâncias você usa todos os dias? Agora, falando no lado ruim dos cosméticos, você precisa conferir também: Doenças que você pode pegar por compartilhar maquiagem.

Fonte: Mega Curioso, Ecolísima