Como identificar o câncer de mama com a ajuda de limões

Todo mundo sabe que o câncer de mama existe e que é um problema que pode ser vencido, se identificado logo no começo. No entanto, você saberia identificar quais são os sintomas do câncer de mama? Ou melhor: será que os seus seios estão saudáveis?

Para ajudar a responder essas perguntas e auxiliar mulheres do mundo inteiro a identificar os sintomas do câncer de mama, uma instituição internacional de caridade, chamada Worldwide Breast Cancer, desenvolveu uma campanha para lá de interessante.

Criada pela designer Corrine Ellsworth Beaumont, a campanha “Know you lemons” (Conheça seus limões, em português) usa a aparência de limões como base de comparação com os seios femininos.

2

Como você vai ver, a peça ensina como notar se existe alguma alteração na mama, como lesões mamárias e caroços. Tudo o que a mulher precisa fazer, então, é um autoexame, se olhando e se tocando, enquanto compara o aspecto das mamas com o aspecto dos limões na ilustração.

Segundo a designer, a inspiração dos limões surgiu enquanto ela pensava em uma forma simples alertar as mulheres para o problema e de ensiná-las a identificar o sintomas. Isso porque Corrine acabou perdendo as duas avós e uma de suas amigas mais antigas para a doença.

Veja como identificar o câncer de mama com a ajuda de limões:

1

1. Massa densa

Sentir um caroço no seio é um dos mais conhecidos sinais de câncer de mama. Em alguns casos, no entanto, pode ser um inchaço glandular comum do período pré-menstrual, mas, em outros, pode ser um tumor.

2. Afundamento da pele

Alterações da pele da mama podem ser causadas pela presença de um tumor na região ou do entupimento dos vasos linfáticos pelas células cancerígenas. Nesse caso, se formam covinhas na pele, o que pode deixar a camada superficial dos seios com um aspecto de casca de laranja.

3. Feridas

Feridas que lembram uma reação alérgica no seio e que não cicatrizam é característica da doença de Paget, um tipo raro de câncer de mama.

4. Vermelhidão e aquecimento da pele

Esse são sinais típicos de inflamação e estão relacionados ao câncer de mama do tipo inflamatório. Nesse caso, não são sentidos nódulos, mas sim coceira e dor.

5. Saída de secreção pelo mamilo

Se as células cancerígenas estiverem nos ductos mamários, pode haver saída de secreções estranhas pelo mamilo.

6. Covinhas

Causadas pela tração da pele, as covinhas podem aparecer pela presença de um tumor ou pelo entupimento dos vasos linfáticos, devido à presença de células cancerígenas.

7. Protuberância

Tumores mais superficiais podem causar uma protuberância na mama, que costuma ser facilmente identificada pelo toque e, às vezes, até mesmo a olho nu.

8. Veia aparente no seio

Se um tumor estiver pressionando vasos sanguíneos, eles tendem a acúmular sangue e, por isso, ficam também mais aparentes.

9. Retração do mamilo

Quando o tumor está atrás do mamilo, ele pode puxá-lo para dentro. Nesse caso, também podem ser sintomas vermelhidão e dor na região.

10. Mudança no formato ou no tamanho do seio

Se for do tipo inflamatório, o câncer de mama pode aumentar, endurecer e até mesmo deformar a mama.

11. Aspecto de casca de laranja

Quando as células cancerígenas atingem os vasos linfáticos, elas podem causar esse tipo de alteração.

12. Caroço escondido

Existem casos em que é difícil sentir o caroço do câncer, principalmente
Se a mama for densa (e em alguns outros casos) é possível que o caroço fique escondido no seio. Infelizmente, esse é um tipo de caso mais complicado, já que até a mamografia pode ser dificultada e as chances de um resultado falso-positivo ou falso-negativo é maior.

3

E você, conseguiu identificar algum dos sintomas do câncer de mama em você? A gente torce para que não! Mas, ao longo da vida não se descuide! Vá anualmente ao ginecologistas e sempre que perceber alguma alteração ou algo estranho em seu corpo, não deixe de procurar ajuda profissional especializada.

Mas, ao que tudo indica, o câncer de mama não é o único problema que seus seios podem denunciar, sabia? Confira a próxima matéria e entenda melhor o assunto: 12 problemas que seus seios denunciam.

Fonte: Vix