Hidratação com maizena: descubra se funciona e como fazer

Se você não tem tempo nem dinheiro para ficar em salão de beleza, com certeza, já apelou para algumas receitinhas supostamente milagrosas da internet para cuidar dos cabelos, não é mesmo? A hidratação com maizena, por exemplo, é famosa por ser baratinha e promete milagres para os fios.

No entanto, pode ser que você se decepcione se não conhecer o jeito certo de usar nos fios esse ingrediente tão comum da cozinha. Isso porque, segundo especialistas, a maizena (ou amido de milho) sozinha, não tem qualquer efeito hidratante.

Por outro lado, se você seguir direitinho as instruções que trouxemos nessa matéria, com certeza, a hidratação com maizena será um grande aliado na hora de cuidar dos seus cabelos, especialmente se você for cacheada. Mas, antes de irmos ao passo a passo, vamos entender melhor qual a função dessa receita caseira para os fios.

Maizena pra quê?

De acordo com o site Vix, embora o amido de milho não penetre nos fios, ele é ótimo para potencializar os efeitos da máscara hidratante. Portanto, a maizena pode realmente auxiliar na hidratação.

O ingrediente também pode ser bastante útil na recuperação das pontas do cabelo. Quem usa óleo de argan para reparar as pontas, por exemplo, pode aplicar uma pastinha de maizena por cima, para selar e deixar o efeito do óleo mais potente. Essa, aliás, é uma ótima opção para a chapinha, na hora de fechar as cutículas.

Além disso, se aplicada no couro cabeludo como um xampu seco, o amido de milho se torna um ótimo aliado contra a oleosidade. Mesmo quando você espalha o pó na cabeça (para não ficar branca), ele ajuda a absorver o óleo dos fios e deixa os cabelos com uma aparência melhor.

Como fazer hidratação com maizena?

A primeira coisa que você tem que saber é que a receitinha de hidratação com maizena+leite, famosa na web, não é eficaz. Dermatologistas indicam que a receita seja feita com água, especialmente se seu cabelo já for oleoso.

Então, para fazer a receita, misture algumas colheres de maizena com água e aqueça, até que forme uma pasta. O cabelo deve estar limpo, sem excesso de água e a máscara de amido deve ser aplicada ainda morna nos fios.

Após 30 minutos agindo, a mistura deve ser lavada apenas com água corrente. Nessa etapa da hidratação com maizena, a intenção é conservar a hidratação, então não se deve usar qualquer tipo de xampu para retirar a máscara dos fios.

E aí, aprendeu? Se você já fez essa hidratação em casa, ou se pretende testá-la, não deixe de nos contar o resultado. Certo?

Agora, falando em cuidados caseiros com os cabelos, você pode gostar bastante dessa outra ideia: Como fazer progressiva caseira com mel.

Fonte: Vix