Inchaço ou gordura? Entenda seus pneuzinhos

Quem quer perder pesou ou, simplesmente, precisa entrar naquele vestido de festa, sabe que o inchaço e a gordura localizada podem ser grandes vilões. Isso porque ambos deixam a barriga maior e fazem com que os pneuzinhos apareçam, não é mesmo?

No caso do inchaço, como explicam os especialistas, a causa é a retenção de líquido, que pode ser causada por desequilíbrios hormonais, consumo de alimentos ricos em sódio, uso de medicamentos, e assim por diante. Especialmente no caso das mulheres, o inchaço incomoda, deixando aquele aspecto de pneuzinho nas laterais e acima do ventre. Mas pés, mãos, pernas e tornozelos também podem ser afetados.

2

Já, no caso da gordura localizada os pneuzinhos aparecem devido ao acúmulo de tecido adiposo em algumas regiões do corpo. O abdômen e o quadril parecem ser as partes favoritas para elas se instalarem, não é mesmo, meninas? Nesse caso, ainda de acordo com quem entende do assunto, a gordura localizada e seus pneuzinhos são causados pela junção da má alimentação com o sedentarismo.

4

Como saber se é inchaço ou gordura?

Agora que você sabe que as hipóteses para seus pneuzinhos se tratam de coisas totalmente diferentes, chegou a hora de aprender um teste rápido e eficaz para saber que o que está aparecendo em sua cintura é inchaço ou gordurinhas. Segundo os especialistas, o método é muito simples e indolor: o segredo é apertar a pele da região que parece ter mais pneuzinhos, usando dois dedos, como uma pinça, durante apenas dois segundos.

1

Se o aumento das medidas e na balança for causado por retenção de líquido, ou seja, se você estiver inchada, as marcas de seus dedos vão ficar na pele durantes três segundos. Se isso não acontecer, no entanto, a causa para seus pneuzinhos é mesmo a gordura localizada.

3

Se for mesmo gordurinhas, o ideal é procurar acompanhamento profissional para mudar seus hábitos alimentares e começar a fazer exercícios físicos (e isso realmente funciona se você se dedicar. A prova está nessa outra matéria). No entanto, se for acúmulo de líquido nessas regiões, você pode tomar chás e comer alimentos diuréticos, além de ingerir muita água. Drenagem linfática também costuma ajudar nesses casos.

E aí, já sabe do que se tratam seus pneuzinhos?