O que a cor do sangue de sua menstruação quer dizer

destaque

Menstruação é algo que acompanha as mulheres durante boa parte da vida, mas, nem por isso, se trata de uma coisa boa ou com a qual é possível se acostumar. Isso quando ela não traz cólicas e outros desconfortos. Mas será que você sabe o que a cor do sangue de seu período quer dizer sobre sua saúde e sobre seu fluxo?

Embora muita mulher não costume prestar atenção na cor do sangue de seu fluxo e mesmo na quantidade do sangramento de cada mês, a verdade é que este detalhe pode ser importante na hora de descobrir se você está com algum problema. Dá para saber até mesmo se você está com algum tipo de infecção pela cor do sangue de seu período, sabia?

E isso não é nem o começo do que sua menstruação pode contar sobre você. Como você vai ver na lista, que preparamos abaixo, existe muito mais informações relevantes que a cor do sangue de seu período pode revelar e que você ignorou a vida inteira.

Ou você sabia que até mesmo gravidez, tumores e abortos espontâneos podem ser “dedurados” pela cor do sangue em seu absorvente? A gente aposta que não e é por isso que essa matéria pode ser muito relevante para sua vida de agora em diante.

Descubra o que a cor do sangue de sua menstruação quer dizer:

1. Rosa

1

Se durar pouco tempo, quer dizer apenas um dia de pouco fluxo. No entanto, se essa cor do sangue permanecer quando deveria estar mais forte pode ser sinal de gravidez ou mesmo de alterações hormonais.

2. Vermelho vivo

2

Se sua menstruação durar uma semana e essa for a cor do sangue, pode ser um sinal de que está tudo bem. No entanto, se o sangramento durar mais de 8 dias e esse for o tom permanente, procure um médico.

3. Bordô

3

Essa, normalmente, é a cor do sangue da menstruação nos dias de maior fluxo. No entanto, se a menstruação continuar assim por muito dias pode ser sinal de abordo involuntário e até mesmo de tumores.

4. Vermelho alaranjado

4

Se esta for a cor do sangue durante todo o período de sua menstruação, fique atenta, especialmente se o sangramento for acompanhado por odor forte. Pode ser sinal de complicações na saúde de seu sistema reprodutor e o ideal é procurar um médico o mais rápido possível.

5. Marrom

5

Normalmente essa cor do sangue é normal e pode ser um sinal de fluxo forte à vista. Agora, se vier acompanhado com uma coloração amarelada, pode ser sinal de infecção.

BÔNUS: Intensidade do fluxo

A intensidade de seu fluxo também pode pode enviar mensagens sobre sua menstruação e, claro, de sua saúde. Confira:

6. Grande quantidade de sangue

6

Se a menstruação vier de forma intensa durante alguns dias, é normal. Há mulheres que têm um fluxo forte, com muito sangue, até a metade do período, por exemplo. No entanto, se o sangramento intenso persistir,  mesmo quando a menstruação deveria ter acabado, pode ser preocupante e você deve procurar um médico.

7. Manchas

7

Se seu fluxo se resumir apenas em algumas manchas, isso pode ser sinal de desequilíbrio hormonal e até mesmo de gravidez.

8. Falta do período

8

Vários motivos podem causar a interrupção da menstruação. Se você toma anticoncepcional, a culpa pode ser dele, por exemplo. Mas o ideal é procurar um médico, já que isso pode ser consequência da chegada da menopausa, de perda repentina de peso e até mesmo o resultado de uma experiência traumática para a mulher.

E, por falar em menstruação, você precisa ler também: Erros que você comete ao usar absorvente externo e 6 dúvidas sobre o coletor menstrual que toda mulher tem.

Fonte