O que acontece no corpo quando você para de tomar anticoncepcional?

Mesmo se tratando de um dos métodos contraceptivos mais conhecidos e tradicionais, a pílula anticoncepcional tem ganhado muitos inimigos nos últimos tempos.

Isso porque, se por um lado as mulheres dormem em paz com as chances mínimas de conseguirem uma gravidez indesejada, por outro, elas perdem o sono pensando nas inúmeras consequências negativas que o remédio traz, como a temida trombose.

Mas e se você parar de tomar anticoncepcional, será que tem algum efeito colateral? O que será que muda no corpo quando essa “bomba de hormônios” deixa de ser ingerida diariamente?

8

Se sua dúvida sempre foi essa, fique sabendo que além das chances maiores de uma gravidez, quando você para de tomar anticoncepcional seu corpo passa a funcionar de outra forma. Pelo menos até ele se acostumar com a nova realidade, as alterações hormonais causam SIM algumas perturbações, mas trazem vantagens também.

Por exemplo, por mais que sua TMP possa ser mais intensa, é comum também que sua libido aumente, assim com a umidificação íntima. Ao mesmo tempo, você pode contar com o retorno das cólicas e é bem possível que algumas espinhas queiram aparecer.

Abaixo, na lista que preparamos, você confere um pouco mais sobre esse período “depois do anticoncepcional”. Quer ver?

Saiba o que acontece no corpo quando você para de tomar anticoncepcional:

1. Cólicas

1

Uma das primeiras consequências da variação hormonal quando você para de tomar anticoncepcional é a alteração do ciclo menstrual. É comum que ele passe a vir mais intenso e que as cólicas se tornem ou voltem a ser mais dolorosas que durante o período que você tomava a pílula.

2. Perda ou ganho de peso

2

A interrupção da descarga de hormônios em seu corpo pela pílula também pode causar alterações na balança. Há mulheres que engordam, outras que emagrecem, já que, dependendo do organismo, essa mudança pode potencializar ou reduzir a retenção de líquidos e, às vezes, até mudanças na dieta, por causa da ansiedade.

3. Secreções

3

Como a função do remédio é fazer com que você pare de ovular é normal que ele também “prejudique” a produção de secreções em seu órgão íntimo. Quando você para de tomar anticoncepcional, no entanto, pode acontecer uma maior umidificação dessa região.

4. Libido

4

Se tem uma vantagem em parar de tomar a pílula é o que isso proporciona ao libido da mulher. Sem o remédio, é comum que o desejo aumento e vida a dois fique mais divertida que antes (e que as chances de engravidar também aumentem, claro).

5. TMP

5

A alteração hormonal também costuma mexer com os sintomas da TMP. Se, durante o consumo do remédio, você tinha sintomas amenizados da tensão pré-menstrual, acredite, eles vão voltar com tudo agora.

6. Seios menores

6

A pílula anticoncepcional tende a deixar os seios mais fartos, devido aos hormônios que ela libera no corpo. Quando você interrompe o uso, no entanto, a tendência é de que os seios voltem ao tamanho normal (como eram antes de você tomar o remédio).

7. Espinhas

7

Espinhas também são comum quando você para de tomar anticoncepcional, também devido à alteração hormonal que acontece no organismo. Caso você tenha problemas com acne, consulte um especialista antes de suspender de vez o uso do remédio.

E você, já suspendeu ou conhece quem tenha suspendido o uso do anticoncepcional? Se sim, não deixe de nos contar caso sintomas diferentes desses tenham surgido!

Agora, se você ainda tem dúvidas sobre se deve ou não continuar tomando a pílula, talvez seja melhor você ler esta outra matéria: 8 mulheres que não deveriam tomar pílula anticoncepcional.

Fonte: Vix