O que realmente causa celulite? E por que homens não têm?

Ter celulite não é nada divertido. Embora as mais resolvidas não parem a vida por causa desses “furinhos” nas coxas, no bumbum e em outras partes do corpo (o que é muito positivo), tem gente por aí que não suporta a ideia de vestir um biquíni ou de usar uma minissaia pelo simples fato de não saber lidar com isso.

No entanto, a verdade é que não há muito o que fazer no caso de pessoas, ou melhor, mulheres que têm predisposição ao “problema”. Isso porque a celulite não se trata de uma doença ou inflamação que se pode tomar um remédio com garantia de que vai desaparecer para sempre, infelizmente.

4

Conforme especialistas, a celulite é causada por um hormônio, o estrogênio, que também é responsável pelas formas femininas do corpo das mulheres. O problema é que graças a ele, mulheres acumulam mais gordura em locais como seios, coxas, quadril.

A celulite, por sua vez, aparece quando tudo isso é somado à retenção de líquido, quadro que pode se agravar bastante também com uma alimentação não balanceada e outros fatores, como sedentarismo e distúrbios hormonais.

Cellulite - bad skin condition

Nada de “celulite”

Mas, como mencionamos no início, o nome é completamente inadequado. Médicos chamam este quadro de “hidrolipodistrofia ginoide crônica”, ou seja, desequilíbrio feminino entre gorduras e líquidos. Os especialistas explicam que tudo que termina em “ite” sugere inflamação, o que está fora de questão no caso da celulite.

3

Para que você entenda melhor, o tais furinhos indesejados surgem quando os vasos linfáticos ficam espremidos e seu líquido acaba vazando entre as fibras de colágeno e elastina, que têm por função dar sustentação à pele. Quando esse vazamento acontece, a pele fica com a aparência granulada, como uma casca de laranja. Entendeu?

E, por que homens não têm celulite, afinal?

A resposta para essa pergunta que atormenta a mulherada é muito simples, e cruel também: homens têm concentrações de estrogênio muito menores no corpo. Logo, não têm celulite. Terrível, né?

2

E, por falar no problema, se você também sofre com os furinhos indesejados, vai AMAR conferir esta outra matéria: O que comer para acabar com a celulite, as estrias e as gordurinhas.

Fonte: Superinteressante