Outubro Rosa: 12 problemas que seus seios denunciam

Se você vive no Brasil, com certeza, já teve ter ouvido falar na campanha Outubro Rosa, que é, basicamente, uma conscientização para as mulheres se tocarem e irem ao médico. Isso porque, no caso de câncer de mama, a doença pode ser muito mais branda se descoberta no início e tratada corretamente.

Mas, ao contrário do que a maioria das mulheres pensam, o câncer de mama não é o único problema que os seios costumam denunciar. Por ser um grande acumulado de células, supersensíveis às alterações hormonais e demais alterações do organismo feminino, os seios podem ser uma espécie de termômetro da saúde.

Na lista que preparamos abaixo, e que você vai conferir em instantes, temos bons exemplos disso. Os seios podem denunciar se a mulher está passando pela menstruação, se está consumindo muito alimentos cafeinados e açucarados; se ela tem um tumor, se ela está grávida, se engordando ou emagrecendo e assim por diante.

É por isso que seus seios não podem ser um foco de atenção apenas para os homens. Preste atenção neles você também, faça o autoexame sempre que possível e, se já tiver 40 anos, não deixe se procurar um médico para fazer a mamografia. Sua saúde pode depender de uma de suas partes mais bonitas de seu corpo: os seios!

Descubra 12 problemas que seus seios denunciam:

1. Veias saltas

9

Se você consegue ver as veias através da pele dos seios você corre risco de desenvolver câncer de pele, já que sua pele é mais clara. Proteja-se do sol corretamente.

2. Bolinhas nos seios

1

Provavelmente não é nada, especialmente se for na parte mais exterior dos seios. Normalmente são os finais dos ductores, que encaminham o leite durante a amamentação. Mas se as bolinhas forem avermelhadas e parecerem mais com pequenos machucados que nunca se curam pode ser doença de Paget, uma espécie de tumor.

3. Seios inflamados

11

Dependendo da época do mês, pode ser apenas um sinal de menstruação. Mas, se as alterações não passarem e os seios continuarem doloridos e encaroçados, procure um médico. Observe também se você não anda tomando muito café, refrigerante ou comendo muito chocolate, já que esses alimentou contam com metilxantinas, substâncias que podem causar dores nos seios se consumidas em excesso.

4. Irritação debaixo dos seios

10

Pode ser uma simples alergia de suas lingeries, já que sutiãs com barbatanas costumam ter níquel na estrutura metálica. Pode também ser um sinal de que está na hora de mudar alguns cosméticos, como sabonetes e hidratantes, que também podem irritar a pele. E, por fim, pode ser que seu sutiã esteja na hora de ir para a lavanderia, já que ele é um ambiente ideal para a proliferação de fungos e bactérias.

5. Seios crescendo

2

Você pode ter ganhado peso, mas pode ser também um sinal de menstruação, já que os hormônios ficam em festa nessa época do mês e o corpo retém mais líquido. Pode também ser que seja o efeito de uma nova pílula que você tenha começado a tomar.

Ou, é possível também que você esteja grávida. Isso porque o hormônio estrogênio é aumentado no organismo e, assim, o corpo começa a se preparar para a amamentação.

6. Seios diminuindo

7

Pode ser que você esteja perdendo peso. Já se pesou? Se for o caso, tome cuidado, porque a tendência é que os seios fiquem flácidos ao reduzir de tamanho. E se você estiver emagrecendo sem querer, não comemore: procure um médico!

Mas, os seios podem ficar menores também quando a menstruação vai se encerrando. Nessa etapa, os hormônios ficam “mais calmos”, digamos assim, e os seios e todo o organismo vão voltando ao normal.

7. Seios de tamanhos diferentes

4

Ninguém tem o corpo totalmente simétrico, sabia? Então, pode não ser nada. Agora, se ocorrerem alterações no formato da mama, procure um médico. Pode ser que exista um tumor aí.

8. Caroço na mama

8

O melhor, nesse caso, é ir direto a um médico. Mas, não pire! Nem sempre é um tumor canceroso. Às vezes não passa de um cisto benigno.

9. Pelos na mama

3

Pode não ser nada. Isso pode acontecer se você tiver tido contado com algum creme ou gel à base de testosterona. Aliás, muitos homens usam produtos assim para ficarem mais “ligadões” na hora H.

Por outro lado, se o crescimento dos pelos for de forma súbita e, especialmente, se vierem acompanhados por acnes e menstruação desregulada, é possível que você tenham Síndrome do Ovário Policístico. Nesse caso, um médico precisa ser consultado.

10. Você está produzindo leite

12

Pode ser que as mamas estejam sendo estimuladas com frequência. Sim, isso mesmo que você está pensando. Nesse caso, é possível que você comece a produzir pequenas quantidades de leite.

Ou, pode ser também um sintoma causado por remédios, como antidepressivos e antipsicóticos. Esses medicamentos costumam aumentar a prolactina no corpo, hormônio diretamente ligado com a produção de leite.

11. Secreção vermelha

5

Pode ser um tumor. Isso porque quando células cancerígenas se alojam nos ductos, costumam criar secreções avermelhadas. Lembrando que os ductos são estruturas sensíveis, que têm, por função, levar o leite para fora do corpo, na amamentação.

12. Seios com aspecto de casca de laranja

6

Notou que a textura da pele de seus seios mudou? Um médico deve ser consultado. Isso porque alguns tumores causam essa alteração.

E você, tem outras dúvidas sobre o estado de seus seios? Não deixe de procurar um médico!

Ainda sobre seios e afins, você vai gostar de ler também: 13 famosas que exaltam a elegância dos seios pequenos e 3 alimentos que deixam os seios grandes.

Fonte: Bolsa de Mulher