Quantas vezes por semana você deve lavar os cabelos?

Você se considera uma pessoa higiênica e cheirosa? Então nos responda: quantas vezes por semana você acha que deve lavar os cabelos? Melhor ainda: com qual frequência você lava os seus?

Embora todo mundo pense que a resposta para as perguntas acima são óbvias e que quem lava os cabelos mais vezes está correto, devemos avisar que não tem nada disso. A grande verdade é que você não deveria lavar os cabelos tantas vezes quanto a maioria de nós lava.

Se você lava os fios todos os dias, então, não tem noção do problema que está causando para sua vida. Isso porque, quanto mais se lava os fios, mais o couro cabeludo fica ressecado devido à limpeza excessiva e tende a produzir mais óleo, deixando seus cabelos com aquela aparência pesada e completamente indesejada. Contraditório, não?

2

Lavar os cabelos: fatores que pesam

Falando a verdade, não existe uma “receita de bolo” sobre a frequência semanal correta para lavar os cabelos. O mais recomendável é que você consulte um dermatologista para identificar o ideal para suas madeixas, mas a indicação mais comum pelos profissionais é de que se lave os fios, no máximo, 2 vezes por semana ou de 3 em 3 dias!

4

Essa conta, no entanto, depende muito de cada caso. Quem tem os cabelos e a pele mais oleosos, por exemplo, precisa de lavar os cabelos mais vezes. No entanto, se sua pele e cabelos forem normais, 2 vezes por semana é a quantidade mais que necessária para manter seu cabelo bonito e saudável.

3

Mas, a espessura dos fios também contam muito. Cabelos mais finos costumam ser mais oleosos e, por isso, precisam de mais lavagens. Na contramão, cabelos crespos e mais grossos não contam com muita propagação da oleosidade e podem ser lavados com menos frequência durante a semana, assim como os cabelos com química, para que se danifiquem menos.

5

E, por falar em cabelos e cuidados com os fios, descubra também 12 coisas que mais dão caspa e você não sabia.

Fontes: Mega Curioso, Business Insider