11 coisas que você sempre esquece de limpar, mas não deveria

Você pode até ser a louca da faxina, aquela pessoa que não suporta nada sujo e fora do lugar, mas a gente aposta que até mesmo você esquece de limpar algumas coisas em sua casa. Imagina, então, quem não gosta de serviços domésticos ou não se importa com bagunça!?

Objetos pequenos ou que a gente não costuma considerar como parte da mobília bons exemplos do que estamos falando. Ou você vai dizer que sempre limpa os interruptores e as maçanetas das portas da sua casa? Não vale mentir, hein!

E o que dizer da bolsa eu acompanha você pela rua e do seu celular, que vai com você até mesmo para o banheiro? Por acaso você não esquece de limpar essas coisinhas?

Se você insistir em dizer que sempre se lembra dessas detalhes, nosso parabéns. Entretanto, como a maioria de nós nunca nem pensou em limpar esses objetos, o melhor mesmo é acompanhar a lista abaixo e entender porque é tão importante que eles entrem para o “repertório” de sua faxina.

Ah, e só para lembrar, nós temos uma matéria no site só de dicas de limpeza que poderão ser muito úteis nesses casos. Até porque a maioria das coisas que você esquece de limpar podem ser higienizadas com vinagre e bicarbonato de sódio.

Confira 11 coisas que você sempre esquece de limpar, mas não deveria:

1. Interruptores e maçanetas

A gente quase não percebe, mas a maçaneta da porta e o interruptor da luz são as coisas que tocamos primeiro ao entrar em casa, sem lavar a mão, depois de tocar em corrimão de escadas, segurar em suportes dos ônibus e assim por diante. Ou seja, esses são objetos lotados de germes e que nem sequer pensamos em limpar.

2. Persianas

As cortinas persianas são outras que costumam ser negligenciadas na hora da faxina. O problema é que se você esquece de limpá-las elas se tornam um perfeito armazenador de poeira e de gordura.

3. Lata de lixo

Embora esse recipiente seja feito para colocar lixo e realmente fique sujo, o ideal é sempre limpar a lata de lixo e a lixeira do banheiro. Isso evita que bactérias proliferem ali e também que o ambiente fique com mal cheiro.

4. Lava-louças e máquina de lavar roupas

Quase todo mundo esquece de limpar essas duas máquinas, mas elas também precisam ser limpas, ou suas louças e peças de roupas estarão em “maus lençóis”. Restos de alimentos e as fibras dos tecidos tendem a se acumular nesses equipamentos e podem permanecer ali, juntamente com espuma de sabão.

Nesse outro link (clique) você já aprende a limpar sua máquina de lavar roupas.

5. Porta escova de dentes

Embora quase ninguém se lembre disso, é preciso enxaguar o porta escova de dentes do banheiro com água quente, pelo menos uma vez por semana. Isso porque esse é um daqueles objetos que a gente sempre esquece de limpar, mas que podem comprometer nossa saúde.

A sujeira acumulada no fundo do recipiente pode ser um belo aperitivo para bactérias que, com certeza, chegarão até sua escova de dente.

6. Cortina do box

Outra coisa que a gente esquece de limpar ou que pensa que nunca fica suja é a cortina ou o box do banheiro. Porém, é preciso lembrar que essas são coisas que estão ali, presentes durante seu banho, aparando a água e a espuma de sai do seu corpo e do seu cabelo; e, por isso, ficam necessariamente engordurados.

Para limpar o box de maneira fácil e correta, você pode clicar nessa outra matéria aqui. Mas, se for lavar a cortina, você pode colocá-la direto na máquina de lavar.

7. Celular, controle remoto e teclado

Os eletrônicos e acessórios de eletrônicos que você mais usa no dia a dia também deveriam ser limpos com frequência, sabia? Coisas como seu celular e seu controle remoto, bem como o teclado do seu computador, costumam ser imundos por estarem sempre em contato com nossa mão, que nem sempre está limpa.

Além disso, o espaço no teclado desses equipamentos e os mais minúsculos vãozinhos são um belo depósito de poeira.

8. Rede de proteção

Sabe a rede de proteção contra os insetos? Assim como suas janelas, que devem ser limpas de vez em quando, elas também precisam de uma faxina. Poeira, sujeira, bactérias e tudo o mais que venha com o ar fica acumulado nessa peça.

9. Molduras, fotos, quadros

Além do vidro, é preciso também limpar a moldura dos quadros e fotografias, especialmente se contarem com detalhes em alto-releve. Esses são vãozinhos perfeitos para acumular poeira.

10. Bolsas, carteiras

Assim como seu sapato, as bolsas e carteiras deveriam ser limpas periodicamente, embora a gente saiba que a maioria esqueça. Esse tipo de acessório nos acompanha em qualquer lugar e podem sujar com facilidade, além de acumular bactérias.

11. Acessórios de limpeza

Nem mesmo os objetos que ajudam você a manter a casa e seus utensílios limpos devem ser negligenciados na hora da faxina. Coisas como panos de limpeza, vassouras, escovas, rodos e aspiradores de pó precisam ser higienizados logo depois da limpeza e trocados com periodicidade. Isso porque, como entram em contato direto com a sujeira, podem acumular muitas bactérias.

E você, com sinceridade, quantas vezes se lembrou de limpar essas coisas? Agora, falando em o que você não pode esquecer de limpar, não deixe de conferir também essa outra matéria: 15 formas de limpar maquiagem e produtos de beleza.

Fonte: Incrível