5 coisas que você precisa saber sobre sua geladeira quando falta energia elétrica

As geladeiras são eletrodomésticos tão comuns hoje em dia que a gente nem pensa o porquê delas terem sido inventadas. E, já adiantamos, por mais que seja ótimo, elas não surgiram para manter sua água, refrigerante, cerveja ou qualquer outra bebida geladinhas.

Na verdade, elas foram criadas para que a comida pudesse ser estocada de forma correta e para que alguns tipos de alimentos tivessem uma vida mais longa, como as carnes, por exemplo.

É por isso que é preciso se preocupar com sua geladeira quando falta energia elétrica: se você não notar a tempo a temperatura interna da geladeira vai começar a cair, ela e os alimentos ali armazenados vão começar a descongelar e, então, muita comida pode se deteriorar e ficar imprópria para o consumo.

Por isso, embora seja raro que na cidade o abastecimento de energia elétrica seja cortado por muito tempo, é bom saber o que fazer, o que observar e como agir depois que a eletricidade voltar, caso isso venha acontecer com você. Na lista abaixo, aliás, listamos algumas boas dicas sobre isso

Confira 5 coisas que você precisa saber sobre sua geladeira quando falta energia:

1. Geladeira fechada

Manter a porta da geladeira fechada ajuda a manter a temperatura interna e, com isso, os alimentos resfriados mesmo sem energia.

Com a porta fechada, por exemplo, é possível que tudo que está na geladeira fique refrigerado por até 4 horas. No caso do freezer, esse tempo pode ser ainda maior e pode conservar a temperatura por até 48 horas, caso a porta fique fechada.

2. Gelo seco

Se você souber quando a vai faltar eletricidade, uma boa forma de prolongar a refrigeração dentro da geladeira quando falta energia elétrica é mantendo um pouco de gele seco em seu interior.

Mas, claro, a solução não é uma solução permanente e pode não funcionar por mais de dois dias, com a porta fechada a maior parte do tempo.

3. Carnes primeiro

Dentre os alimentos em sua geladeira, os mais frágeis, com certeza, são as carnes. Portanto, se elas estão na geladeira quando falta energia e começam a descongelar, em apenas duas horas já ficam impróprias para o consumo.

Portanto, ficar sem energia por muito tempo, dias por exemplo, dê preferência para o consumo desses alimentos.

4. Se mais de 5ºC

Assim que a energia elétrica voltar, comece a examinar o estado de sua geladeira por dentro. Mesmo que os alimentos não pareçam estragados, se a geladeira e ficou sem energia por muito tempo, verifique tudo que pretende comer e, se for o caso, aproveite para limpar a geladeira.

5. Moeda no congelador

Agora, se você vai passar uns dias fora de casa ou se sua região costuma ter quedas recorrentes de energia, uma forma de saber o tamanho do estranho em sua geladeira quando falta energia é colocando uma moeda no congelador. Para isso, você precisa colocar um copo ou xícara com água para congelar e, então, colocar uma moeda sobre o gelo.

Esse truque simples vai permitir que você saiba se faltou energia por muito tempo porque, caso isso aconteça, a moeda vai escorregar para o fundo ou para o meio do copo. Isso vai indicar que o refrigerador não conseguiu conservar a temperatura como deveria e que seus mantimentos, antes congelados, podem estar com a qualidade comprometida.

E aí, anotou nossas dicas? Agora que você já aprendeu a interpretar e a lidar com sua geladeira quando faltar energia, você pode gostar de conferir também esses outros truques interessantes sobre o dia a dia da casa: 7 dicas de faxina sem usar produtos de limpeza tradicionais.

Fonte: Mega Curioso