Por que você não deve usar água sanitária para limpar a tampa do vaso

Manter o banheiro limpo, especialmente o vaso sanitário, é uma questão de cuidado com a casa e com a própria saúde. Esse cômodo, inclusive, deve ser limpo pelo menos 2 vezes por semana. No entanto, se você usa água sanitária para fazer a limpeza da sua privada, você deveria parar agora mesmo.

Isso porque, como a maioria das pessoas, muito provavelmente você usa este produto para limpar e desinfetar toda o vaso, não é verdade? Na tampa, que é o nosso foco aqui, você também aplica água sanitária, muitas vezes sem nem diluir, não é verdade?

Por que você não deve usar água sanitária

Em termos de higiene, você não está errada em apostar na água sanitária para fazer isso. Ela é recomendada, especialmente, para desinfetar e ajudar na remoção da sujeira mais pesada. Aliás, ela pode realmente ser de grande ajuda na hora de tirar manchas e acabar com o fedor na parte interna do vaso sanitário.

Porém, quando você utiliza a água sanitária em superfícies de plástico você está ajudando a desgastá-la. Se a tampa do seu vaso sanitário for clara, por exemplo, em pouco tempo ela acaba ficando amarelada e com aparência de velha. O pior de tudo é que não dá para se livrar desse aspecto, por mais que você tente esfregá-la.

Como desinfetar a tampa do vaso

A melhor solução para manter a tampa do vaso sanitário desinfetada e ainda prevenir odores de urina no banheiro é preparando a solução que você vai aprender a fazer abaixo. Como você vai ver, os ingredientes são bem acessíveis e permitem dispensar o uso da água sanitária nessa parte plástica da privada.

Para fazer o preparado, então, você vai precisar de:

1 xícara de álcool comum ou de eucalipto
1 xícara de vinagre de álcool

A solução deve ser aplicada sobre a tampa do vaso depois da lavagem com água e sabão. Permita que ela haja durante alguns minutos e, depois, enxágue e enxugue.

No dia a dia, você pode colocá-la em um borrifador e aplicar no interior do vaso, no acento e até mesmo no chão sempre que necessário. Quando houver respingos de urina, a solução também pode ser borrifada para desinfetar e anular o odor.

E aí, aprendeu agora como fazer? Agora, se você quiser mais dicas de limpeza, não deixe de conferir ainda: 7 dicas de faxina sem usar produtos de limpeza tradicionais.

Fonte: Cantinho da Organização