Celebridade: 10 motivos que fizeram a novela da Globo deixar saudades

Para quem gosta de um barraco de qualidade, a Globo deu uma boa notícia: a volta da novela Celebridade à telinha no Vale a Pena Ver de Novo, quadro da emissora transmitido por volta das 16h.

Para quem não se lembra, Celebridade é um clássico de Gilberto Braga que passou na Rede Globo na faixa das 21h, em 2003. Ou seja, há 17 anos. Dá para acreditar?

Basicamente, a novela fala sobre a rivalidade entre Maria Clara Diniz, vivida por Malu Mader; e Laura Prudente da Costa, personagem de Cláudia Abreu. No meio disso, várias histórias de tirar o fôlego surgem na trama, envolvendo ganância, traições de todas as espécies, romance e até mesmo um toque cômico.

Mas, claro, um dos traços mais fortes do enredo de Celebridade é o sexo e a violência. Esses, aliás, são detalhes que nos faz questionar o quanto a emissora terá que editar os episódios para transmiti-lo na TV aberta, no meio da tarde.

Isso, no entanto, é uma outra discussão. Hoje, como você vai ver, preparamos uma lista com alguns dos melhores momentos de Celebridade que explicam porque essa novela foi tão famosa, polêmica e porque é considerada tão atual até hoje.

Relembra porque a novela Celebridade deixou saudades:

1.  Trama atual

Apesar da história ter sido transmitida em 2003, Celebridade tem um enredo bastante atual e fala sobre pessoas em busca de seus 15 minutos de fama.

Enquanto na trama isso era bem forte com relação à TV, às revistas e aos jornais; hoje em dia a gente vê pessoas fazendo tudo pela fama na internet, por exemplo.

2. O “vilanismo” de Laura

Mais conhecida como a “cachorra”, a personagem de Cláudia Abreu dá o maior golpe da novela e consegue roubar tudo o que sua grande rival, Maria Clara (Malu Mader) havia conquistado ao longo de sua carreira.

Mas não para por aí: Laura sonhava em ter a fama da Maria Clara e queria viver a vida dela.

3. Maria Clara, a mocinha que sabia se defender

Ao contrário da maioria das protagonistas boazinhas da TV, Maria Clara não vive seu drama calada por muito tempo.

Ao invés de choramingar, ela sabe se defender com unhas e dentes e vai atrás de tudo o que lhe roubado.

4. A surra no banheiro

Sem dúvida, essa foi uma das cenas mais marcantes de Celebridade e até mesmo da TV brasileira. Mesmo que você não tenha visto essa novela, com certeza, já viu a cena em que Maria Clara, a boazinha, dá uma surra daquelas em Laura, a má; no banheiro. Lembrou aí?

Esse episódio fez com que a novela batesse o recorde de audiência no horário nobre.

5. A P&t@ria entre Marcos e Laura

Um das relações mais complexas de Celebridade, com certeza, é dos personagens Laura e Marcos, outro dos vilões, vivido por Márcio Garcia. Aliás, em boa parte é por causa deles que a novela pode ser considerada pesada demais para o Vale a Pena Ver de Novo.

“Michê” e “Cachorra” era os apelidinhos carinhos que eles tinham um para o outro, especialmente em suas cenas quentes.

6. Mais um vilão: Renato Mendes

Aliás, para quem gosta de antagonistas, Celebridade é a novela! Isso porque boa parte do elenco, incluindo o ator Fábio Assunção, em seu papel de Renato Mendes; deu vida a vilões.

Para quem não se lembra, Renato era editor da revista Fama e sonhava em assumir o cargo de Lineu, personagem de Hugo Carvana; como presidente da empresa. Claro que para conseguir isso, sendo um vilão, ele fez muita coisa ruim.

7. Darlene e Jaqueline Joy

As lindíssimas Deborah Secco e Juliana Paes (novíssimas) davam vida ás alpinistas sociais de carteirinha: Dalene e Jaqueline Joy.

As duas são responsáveis pelos momentos cômicos da trama e faziam de tudo para conseguir uma notinha ou uma foto nas colunas sociais.

8. A revista Fama saiu da telona para a vida real

Uma das partes mais legais de Celebridade é que a revista Fama, que tratava sobre a vida dos personagens famosos da novela acabou saindo da ficção e sendo vendida nas bancas de revista da vida real.

Nessa época, claro, a internet não era tão forte como hoje e era por meio dessa publicação que os fãs da novela ficavam por dentro das curiosidades sobre seus personagens favoritos.

9. Participações especiais inesquecíveis

E no nome Celebridade se fez valer na trama. Não só seu elenco, mas também as participações especiais na novela, especialmente dos astros da música, marcaram muito o público.

Dentre os destaques estão Julio Iglesias, Alanis Morissette, Alejandro Sanz e Mick Hucknall, vocalista do grupo Simply Red.

10. A pergunta que perturbou o Brasil: “quem matou Lineu?”

Outro momento de grande audiência de Celebridade foi o dia 26 de junho de 2004, quando finalmente foi revelado quem matou Lineu, um dos personagens mais poderosos da trama.

O mistério em torno disso era tão grande, e a emissora tinha tanto medo de vazasse; que três versões da cena do assassinato foram gravadas no mesmo dia.

E aí, sentiu o gostinho de “quero mais” que essa novela polêmica deixou? Qual outra trama clássica da Globo você acha que merecida ser reprisada?

Agora, falando em novelas e em atores, você morrer de nostalgia com essa outra matéria a seguir: O antes e o depois de 7 galãs das novelas mexicanas.

Fontes: Papel Pop, Estrelando, Daily Motion, YouTube