Você, provavelmente, não lava a toalha tanto quanto deveria

Você, muito provavelmente, usa sua tolha todos os dias depois do banho e a gente sabe também (ou melhor, espera) que você a troca periodicamente. Mas, muito provavelmente, você não lava a toalha de banho, de rosto e assim por diante na frequência segura, que você deveria lavar.

Ou você vai dizer que lava a toalha a cada três usos!? Isso mesmo, “usos” e não “dias”, “semanas” ou “meses”!

Conforme especialistas, embora seja uma prática comum manter a mesma toalha em uso durante a semana, a verdade é que as pessoas não têm noção do quanto isso pode ser perigoso para saúde. Isso porque sua toalha, especialmente se fica sempre úmida, é um ambiente perfeito para a proliferação de germes e bactérias.

Combinação bombástica

 

Em entrevista ao site Business Insider, o microbiologista Philip Tieno, da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, explicou porque isso acontece. Segundo ele, esse objeto tão corriqueiro suja muito, por estar diretamente em contato com nossa pele, mesmo que seja logo depois do banho.

Então, se você não lava a toalha ou, pelo menos, não a troca a cada três usos, a combinação da temperatura quentinha do banheiro, com a água e o oxigênio acaba se tornando um verdadeiro paraíso para os micróbios. E o pior de tudo é que dá para perceber isso só pelo cheiro da toalha: se ela não estiver cheirando bem, não a use!

Se você não lava a toalha na frequência adequada…

Agora, se você ainda não entendeu porque é tão problemático quando você não lava a toalha ou a utiliza mesmo fedorenta, a gente explica: você pode ficar doente!

Conforme o especialistas, toalhas sujas deixam você mais sujo. Além disso, se compartilhada com outra pessoa, os riscos de uma contaminação ou infecção por causa da toalha são bem maiores. Inclua nisso acne e até mesmo furúnculos, ok?

Por isso, comece a lavar suas toalhas com mais frequência e lembre-se que aquela cheiradinha antes pode salvar sua pele, literalmente. Aliás, agora que tomamos no assunto, aquele papo da sua mãe para você não deixar a toalha molhada em cima da cama faz todo o sentido, não é mesmo?

Mas, ao que tudo indica, as más notícias não param por aí. Como você vai ver nessa matéria, além de não estar lavando sua toalha na frequência adequada, você também não está fazendo isso do jeito certo. Entenda o por quê em: Todo mundo comete esses erros na hora de lavar roupa, inclusive você!

Fonte: BuzzFeed, Business Insider