14 truques para deixar roupas e sapatos velhos com cara de novos

Sempre tem uma peça em nosso armário que a gente gosta e acaba usando mais, não é verdade? O problema é que isso faz com a gente tenha sempre determinadas peças de roupas e sapatos velhos no guarda-roupa que, mesmo gastos, não temos coragem de jogar fora ou de doar.

Se você entende bem essa situação e tem peças em sua casa que poderiam ser recuperadas para serem usados novamente, fique tranquila! Na matéria de hoje, como você vai ver, o que não faltam são truques simples e eficientes para deixar roupas e sapatos velhos com cara de novos.

Bons exemplos são dicas de como devolver brilho aos sapatos envernizadas ou a maneira mais eficiente de tirar mancha de sangue em tecidos. Interessante, né?

Se você ficou interessada, pega o papel e a caneta, salve do entulho os objetos que você quer recuperar e mãos à obra! No final, não deixe de nos contar qual das dicas mais ajudou você, ok?

Aprenda 14 truques para deixar roupas e sapatos velhos com cara de novos:

1. Use uma lixa de unha para limpar sapatos velhos (ou somente sujos) de camurça. É só ir passando a lixa de leve, como se varresse a sujeira da superfície.

2. Limpa vidros são verdadeiros milagres para sapatos envernizados. Eles ficam brilhando como novos.

3. Sal amoníaco e água fria são a mistura perfeita para tirar manchas de sangue do tecido (mesmo o jeans). Para isso, misture 1 litro de água fria com duas colheres do pó.

4. Contra o cheiro ruim (como aquele quando a roupa não saca direito) nas roupas, coloque a peça dentro de sacos herméticos e deixe no congelador da noite para o dia… o durante o dia inteiro (se precisar usar a roupa a noite).

5. Se o problema for manchas no couro, nada melhor que borrifar vinagre diluído em água fria. A proporção correta é metade-metade.

6. No caso de manchas de gordura, assim como nas louças, o detergente é o mais eficiente. Basta aplicar no tecido, diretamente sobre a mancha, e esfregar.

7. Risco em sapatos de couro? Use cera ou esmalte transparente que os sapatos velhos vão ficar como novos. Você deve aplicar a acera no local riscado e quando ela solidificar, deve esfregar cuidadosamente com um tecido limpo e macio.

8. Se o problema dos sapatos velhos (de couro) for aquelas pequenas rachaduras, cola instantânea pode ajudar. Para isso, aplique um pouquinho da cola nas rachaduras, com palito de dente se possível, e pressione a área afetada com um pano durante 3 ou 4 minutos. Depois, é só tingir a parte consertada com graxa.

9. Se não quiser que a calça jeans perca a cor, mesmo depois de anos de uso, acrescente um pouquinho de sal e vinagre na água, durante a lavagem.

10. Sapatos de nobuck, por exemplo, ficam novinhos se você usar uma mistura de sal amoníaco com água (uma parte de amoníaco para três partes de água) ou vinagre com água morna (uma colher de sopa para um litro de água).

11. Tecidos que já perderam a maciez e toalhas de banho usadas podem ficar fofinhos novamente se você deixá-los de molho em água salgada, antes da lavagem. Meio copo de sal para um litro de água já o bastante. Deixe de molho por dois ou três dias.

12. Bolsas de couro ficam limpinhas se esfregadas com vinagre. Se for couro branco, use apenas vinagre branco.

13. Roupas de seda agradecem quando são lavadas com um pouquinho de condicionador de cabelo, sabia? Uma colher de chá (5 ml) do condicionador na água de enxágue já o bastante para suavizar a peça de seda.

14. Se o problema for pelos nas roupas, use um velcro para ir puxando os pelinhos, sem esfregar.

E aí, gostou de nossas dicas? Se ainda estiver sentindo que falta o “truque da sua vida”, não deixe de ler essa outra matéria: Como transformar camisa masculina em vestido ombro a ombro.

Fonte: Incrível