18 dicas para fazer bijuterias em casa e arrasar no look

Bijuterias estão super em alta e são as autênticas peças “BBBs”: boas, bonitas e baratas. Não é mesmo? Mas, se nem para aquele brinquinho de miçanga está sobrando dinheiro, que tal aprender a fazer bijuterias em casa, de forma personalizada e sem gastar quase nada?

Para isso, separamos algumas dicas bastante úteis para você, caso queira começar a fazer suas próprias bijuterias. Quem sabe essa atividade não se torna um hobby ou um novo negócio?

19

Claro que modelos e ideias de criação são questões bastante particulares, que combinam criatividade e gosto pessoal. O que vamos abordar na seleção, na verdade, são técnicas que vão auxiliar você a trabalhar de maneira muito mais eficiente, sem desperdícios e sem perder tempo.

Outros pontos bastante interessantes que vamos abordar é como fazer nós mais seguros, como finalizar cada peça de uma maneira mais profissional e mais harmônica e assim por diante. Interessante, né? Então confira tudo isso abaixo e aprenda mais essa arte.

Aprenda 18 dicas para fazer bijuterias em casa e arrasar no look:

1. Como armazenar lantejoulas e miçangas

1

Uma ótima maneira de organizar e armazenar as peças para fazer bijuterias é usando formas de gelo. Você pode guardar lantejoulas e miçangas nos quadradinhos, separadas pela cor, o tamanho, o material, a utilidade e assim por diante.

2. Como fazer ganchos

2

Um lápis ou caneta pode ajudar você a entortar arames e criar seus próprios ganchinhos para criar brincos ou finalizar pulseiras.

3. Como reforçar extremidades

3

Na hora de fazer bijuterias em casa usando cordões ou fios, não amarre a peça apenas com um nó desordenado no final. Garanta a segurança da peça com um fecho para brincos (rosquinha), por exemplo, ou uma miçanga maior.

4. Como colar corretamente

4

Na hora de finalizar um acessório feito em casa e manter todas as etapas dele unidas, como na foto, use um prendedor de roupas. Isso vai manter tudo no lugar até você aplicar a cola e esta, por usa vez, secar.

5. Como fazer deslizar melhor

5

Fazer bijuterias com miçangas não é difícil, mas deslizar pecinha por pecinha pelo cordão pode ser cansativo. Para agilizar, aplique esmalte transparente no cordão e deixe secar. Isso vai fazer com que as miçangas sejam inseridas muito mais facilmente.

6. Como criar borlas decorativas

6

Use pente de dentes largos para dar forma em borlas de uma maneira praticamente profissional. Dessa maneira você também vai conseguir criar suas peças com o comprimento e a densidade que preferir.

7. Como entrelaçar fios

7

Se for criar uma peça com fios entrelaçados entre si ou entre argolas, por exemplo, conte com a ajuda de grampos de cabelo para deixar a tarefa mais simples e ordenada.

8. Como fazer um nó de forma certa

8

Insira um palito de dente ou uma agulha grossa no centro do que vai ser seu nó e o direcione da forma que achar necessária. Isso vai ajudar sua finalização ficar mais segura, apertada e vai fazer ainda que ela termine mais próxima às miçangas ou contas.

9. Como evitar marcas em argila polimérica

9

Se for fazer bijuterias com este material, evite que a peça fique com marcas de dedos usando um plástico filme.

10. Como envernizar bijuterias

10

Para finalizar suas peças e deixá-las mais brilhosas, envernize as bijuterias que você criar com esmalte transparente. Isso também aumenta a durabilidade da peça, já que cria uma camadinha de proteção sobre ela.

11. Como garantir que o nó não desfaça

11

No caso de uma pulseira, por exemplo, finalize a peça com uma gota de cola de cianoacrilato ou de cola forte na hora de dar o nó. Isso, com certeza, impede que o nó se desfaça.

12. Como improvisar um suporte para macramé

12

Uma prancheta ou uma tábua com um clipe de mesa podem ser os suportes perfeitos para um macramé. Basta prender a extremidade da peça e fazer a trança como quiser, sem risco dela se soltar.

13. Como criar padrões geométricos

13

Esmalte de unha e fita adesiva podem ajudar você a criar qualquer estampa ou padrão geométrico nas peças de metal que você quiser customizar.

14. Como inserir fio em agulhas

14

Todo mundo usa a boca para “alinhar” o fio que vai ser inserido na agulha, certo? Antes de fazer isso, no entanto, aplique hidratante labial no lábios. Isso vai deixar o fio ou linha mais encerado e o trabalho vai ficar mais simples.

15. Como selar as extremidades dos acessórios

15

Para impedir que as miçangas ou contas caiam por uma das extremidades enquanto você estiver trabalhando na peça, queime um dos lados do cordão com um isqueiro ou fósforo. Agora, se você não quiser que se forme aquela bolinha preta na peça, queime o cordão com chama azul, que tem a temperatura mais baixa e vai evitar o problema.

16. Como medir cordão para as peças

16

Na hora de medir o cordão necessário para criar as peças, prenda clipe de papel nas extremidades de uma caixa na distância certa. Isso vai ajudar você a manter o fio esticado e a dar as voltas necessárias mais facilmente.

17. Como corrigir ou dar forma a cordões de couro

17

Basta aquecer o cordão com um secador de cabelo. Em seguida, ainda quente, você precisa esticá-lo na direção desejada.

18. Como manter a ordem na hora de trabalhar

18

Fazer bijuteria pode criar a maior desordem se você não for uma pessoa cuidadosa, já que o trabalho exige o manuseio de peças minúsculas e variadas. Para manter tudo no lugar, use uma caixa embaixo da peça na qual estiver trabalhando. Isso vai servir como aparador e vai reunir as peças que você precisará colocar em uso.

E, por falar em acessórios, você pode gostar de conhecer também: 23 joias inspiradas em Harry Potter que você vai querer ter.

Fonte: Incrível, Antiga Casa Sala