4 erros que você comete ao fazer unhas em casa

Você já deve ter percebido, pelas matérias do Fala Menina, que as unhas, especialmente as femininas, podem ser muito mais interessantes que você sequer imaginou um dia. Dá, por exemplo, para aprender a fazer nail art com jornal, descobrir truques para nunca mais borrar os dedos na hora de pintar as unhas, o que costuma dar muita trabalho na hora de fazer as unhas em casa, não é mesmo? Sobre as unhas existem até curiosidades bizarras que você jamais poderia descobrir sozinha!

Hoje, dando continuidade a esse assunto tão interessante, vamos mostrar alguns dos erros mais comuns e mais básicos que cometemos ao fazer unhas em casa. Alguns deles, como você vai ver, nem eram considerados erros por você até hoje, de tão naturais que pareciam!

Um bom exemplo disso é a forma de lixar as unhas. Quando a gente faz unhas em casa é comum usar a lixa de unhas de um lada para o outro na hora de acertar o formato das unhas ou reduzir seus comprimentos, não é mesmo? Pois saiba que isso está completamente errado!

Baixo você confere outros erros que você comete ao fazer unhas em casa:

1. Não limpar os materiais

1

Por mais que ninguém mais use seu alicate, sua espátula, cortador de unhas e outras materiais comuns na hora de fazer unhas em casa, eles estar devidamente limpos antes de serem guardados. Se você não tiver uma estufa apropriada, lave tudo com água e sabão e deixe seus utensílios imersos, por um tempo, em substâncias químicas capazes de eliminar bactérias. Dica: acetona não adianta!

Guarde tudo depois de seco e lembre-se que esses utensílios, assim, com as lixas de unha, não podem ser compartilhados com outras pessoas.

2. Tirar demais as cutículas

2

Ficar com a cutícula funda é um dos grandes pecados de quem costuma fazer unhas em casa. Isso porque as cutículas funcionam como uma proteção para as unhas, evitando que infecções contaminem seu corpo. Então, se for usar o alicate, tire apenas o excesso!

O ideal, segundo os especialistas, é usar todos os dias, ou o mais frequente possível, hidratantes e redutores de cutículas, que permitem que a cutícula seja empurrada com uma espátula. Somente o que ficar levantado, depois desse processo, pode ser cortado.

3. Lixar as unhas em movimento de “vai-e-vem”

3

Essa, na maioria das vezes, todo mundo faz errado quando tem o hábito de fazer unhas em casa é lixar as unhas. Isso porque tendemos a fazer movimentos de vai-e-vem, de um lado para o outro, na hora de reduzir e acertar o tamanho e o formato das unhas.

Isso, no entanto, pode fazer com que as unhas descamem. O ideal, então, é lixar sempre para uma só direção.

4. Aplicar camadas grossas de esmalte

4

Outra coisa que todo mundo faz errado ao fazer unhas em casa é usar camadas grossas na hora de passar o esmalta. Na verdade, para uma cobertura mais bonita e duradoura das unhas, o ideal é usar camadas mais finas.

Tente usar uma camada de base e duas camadas fininhas de esmalte da próxima vez que for fazer unhas em casa. O resultado vai ser muito melhor e dará menos trabalho para limpar os excessos que ficam ao redor da cutícula.

E aí, você também costuma cometer esses erros quando vai fazer unhas em casa?