4 truques para alisar o cabelo sem chapinha ou secador

Se você gosta de desfilar por aí com os fios lisinhos, provavelmente, já percebeu que, além da progressiva e de outros tratamentos químicos, os métodos mais conhecidos para conseguir esse efeito é usando calor. E sim, tudo que esquenta seu cabelo também acaba danificando seus fios.

Mas, o que nem todo mundo sabe é que é possível alisar o cabelo sem usar chapinha ou secador de cabelo. E o melhor de tudo: são truques baratos e fáceis de serem aplicados em casa!

Claro que se seu cabelo for muito cacheado ou crespo, pode ser que as dicas que listamos abaixo não funcionem muito bem, pois elas não alteram a estrutura do fio, como o calor faz. No entanto, se seu cabelo tiver a textura mais lisa, esses truques para alisar o cabelo sem chapinha ou secador vão funcionar bem.

Como você vai ver, a maior parte do segredo é o cuidado diário com os fios. Mantê-los hidratados e nutridos são boas formas de eliminar o volume e o frizz, por exemplo. Mas, a cereja do bolo é um truquezinho da vovó, que você vai adorar conhecer.

Confira 4 truques para alisar o cabelo sem chapinha ou secador:

1. Xampu e condicionador para cabelos lisos diariamente

Pode parecer besteira, mas não é. A fórmula desses xampus e condicionadores próprios para cabelos lisos são ricas em vitaminas e micro-selantes, que ajudam a manter o efeito chapado dos fios, mesmo se você não usar calor para alisá-los.

2. Máscaras com vitaminas e micro-selantes pelo menos uma vez por semana

Hidratar o cabelo toda semana ajuda a recuperar os nutrientes dos fios e a deixá-los mais lisos, especialmente se houver química. Escolha máscaras intensivas, específica para cabelos lisos e que ajudem a reduzir o volume.

OBS: Mesmo se você usar máscaras de aplicação rápida durante a semana, como aquelas de 3 minutos, tire um dia para fazer uma hidratação mais potente.

3. Touca com grampos para dormir

Esse truque é da época da vovó e é o que as mulheres usavam em casa, antes da chapinha virar moda. Se você não sabe do que se trata, é simples: consiste em enrolar o cabelo secos em torno da própria cabeça e prender tudo com grampos. Quanto mais tempo você fica assim, mais lisos ficam os fios.

Para fazer a touca com grampos, você só tem que dividir o cabelo ao meio e pentear no sentido horário, como se fosse uma faixa. Lembre-se de sempre colocar a parte ondulada do grampo para baixo, caso contrário, o cabelo fica marcado.

Se não tiver grampos em casa, corte a cintura de uma meia calça e dê um nó na parte onde ficariam as pernas, formando uma touca. Daí é só enrolar os cabelos, como acabamos de ensinar, e prender tudo com a meia. Os poros do tecido deixam os fios respirarem, ao mesmo tempo que mantem o cabelo alinha ao longo da noite.

4. Óleos nutritivos para diminuir o frizz

Mais uma vez, o segredo está na nutrição dos fios. Além de cuida da estrutura do cabelo por dentro, alguns óleos finalizadores reduzem o frizz, que são aqueles fiozinhos que ficam para cima (especialmente quando o cabelo seca naturalmente) e que atrapalham o efeito liso e alinhado.

Você pode aplicar o óleo, por exemplo, quando soltar a touca pela manhã ou após a lavagem, sempre nas pontas e só um pouquinho ao longo do comprimento, para não pesar. Além de alisar o cabelo sem chapinha, essa dica serve também para ajudar a proteger o cabelo contra os danos diários, como as pontas duplas.

E então, quantas dessas dicas para alisar o cabelo sem chapinha e sem secador você já conhecia? Já tentou a touca de grampos ou de meia, por exemplo? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando em cabelos, não deixe de ler também: Como fazer o cabelo crescer em apenas 2 semanas.

Fonte: Vix