Aprenda a fazer sabão líquido caseiro para roupas, sem soda

destaque

Em tempos de crise, quando o dinheiro de todo mundo está curto, dicas que ajudam a economizar, mesmo que um pouquinho, são sempre bem-vindas, não é mesmo? E isso vale até mesmo para a hora de lavar as roupas, já que a gente está acostumado a comprar produtos variados e de preços salgados, como sabão em pó, tira manchas, amaciantes, alvejantes, entre outros; que nem são tão bons quanto deveriam.

Mas, ao invés de reclamar dos preços e dos produtos, o que você acha de agir e aprender a fazer seu próprio sabão líquido caseiro para a lavagem de roupas? Além de ser bastante concentrado, já contar com amaciante, desengordurante, e tudo o que é preciso em sua fórmula, a receita que você está prestes a conhecer ainda rende, no mínimo, 20 litros, dependendo se você prefere um produto mais ralo ou mais grosso.

1

O melhor de tudo é que o sabão líquido caseiro que destacamos na matéria de hoje conta com ingredientes pontuais e relativamente baratos, que juntos, formam uma mistura potente na hora de tirar até mesmo as sujeiras mais difíceis das roupas. Não é genial?

Fórmula potente

Basicamente, o que você vai usar é um sabão em barra, um tira manchas de sua preferência (ou até mesmo esta outra receita caseira de tira manchas que já mostramos por aqui) e bicarbonato de sódio. Abaixo, como você vai ver, especificamos direitinho os ingredientes, as quantidades e o passo-a-passo, bastante simples, para você fazer seu próprio sabão líquido.

3

O melhor de tudo é que nem mesmo com amaciante você precisará se preocupar em colocar a parte, quando for lavar suas peças de roupas, já que o a própria receita já inclui este item na composição. O único problema, e o que pode deixar algumas pessoas desconfortáveis, é que acrescentando amaciante á receita, o sabão não faz espuma. No entanto, esta não é uma barreira para a eficácia do sabão, ok?

Aprenda a fazer sabão líquido caseiro para roupas, sem soda:

Ingredientes:

1 sabão em barra

1 sabão tira manchas

1 sabonete branco

1 sabão de coco de boa qualidade

30 gramas de bicarbonato

2 litros de água fervente

Amaciante na quantidade que preferir (sugestão: 3 tampas de amaciante concetrado)

Água em temperatura ambiente para dar o ponto

Um balde de plástico (ou outro recipiente resistente) de 20 litros

Modo de preparo:

Comece ralando todas os ingredientes sólidos. Em seguida, ferva a água e dissolva o sabão ralado. Para finalizar, acrescente o amaciante e o bicarbonato.

Para que o sabão fique completamente líquido e em uma textura uniforme, vá mexendo a mistura enquanto está quente.

2

Para finalizar, vá adicionando água para dosar a textura do sabão. Esta parte fica de acordo com a preferência de cada um, mas o ideal é acrescentar, pelo menos, 7 litros de água em temperatura ambiente, quantidade que resultará em um sabão líquido caseiro bem concentrado. Mas, lembre-se: o sabão sempre engrossa quando esfria.

Na hora de lavar suas roupas, utilize a quantidade especificada na máquina.

E, se quiser economizar ainda mais durante a lavagem das roupas, nossa dica é para que você não deixe de conferir também: 9 vantagens de lavar roupas com vinagre como você nunca viu.

Fonte: Um Pouco de Tudo