Mancha de suor e mal cheiro nas roupas não resistem a esse truque antes da lavagem

Quem nunca ficou com aquela mancha de suor em formato de pizza embaixo do braço, na camisa, que atire a primeira pedra! Isso normalmente acontece em dias quentes e costuma ser uma mistura de suor com os componentes químicos de alguns tipos de desodorantes. Neste último caso, aliás, a mancha acaba ficando amarela.

Se a roupa for branca, então, toda vez que isso acontece começa um tormento em sua vida, não é mesmo? Mas, tenha certeza, que depois dessa matéria, aquela mancha de suor amarelada e que nunca mais desgrudava do tecido vai desaparecer.

Antes da lavagem

E o melhor de tudo é que o truque, além de simples, é aplicado na roupa manchada antes da lavagem, como uma espécie de preparação para a ação dos detergentes e alvejantes de você já utiliza.

Nem mesmo o mal cheiro que costuma grudar em tecidos sintéticos, em dias quentes, resiste a essas dicas que você está prestes a aprender.

Primeiras providências

Mas, claro, de nada adianta colocar o que você vai aprender hoje em prática, sem, antes, tomar algumas providências. Dar preferência a tecidos de algodão no dia a dia é uma ótima forma de evitar mancha de suor, uma vez que a fibra permite melhor ventilação.

Trocar a marca do desodorante também é importante, dando preferência àquelas sem alumínio da composição (já que o componente costuma ser o vilão do tom amarelado!.

Aprenda truque contra mancha de suor e mal cheiro nas roupas:

1. Bicarbonato de sódio + vinagre

Você pode até achar repetitivo, mas essa misturinha é mesmo milagrosa e resolve inúmeros perrengues do dia a dia, como você já viu em algumas nessas matérias aqui. Com as manchas de suor e o mal cheiro na roupa, não é diferente.

Como o bicarbonato de sódio tem o pH básico e uma estrutura porosa, ele consegue absorver bem os odores. Então, comece por ele, espalhando uma boa quantidade do pó sobre a mancha de suor. Mas, antes, umedeça a região a ser clareada com água morna. Deixe agindo por pelo menos 1 hora, embora o ideal seja uma noite inteira.

Depois disso, enxágua o excesso do bicarbonato e, então, mergulhe a peça em uma mistura de água fria com vinagre branco (de álcool). Deixe de molho por mais uma hora (ou noite inteira, dependendo da gravidade da mancha).

Depois disso você pode seguir a lavagem normal, na máquina. Lembre-se de deixar a peça secando ao sol, sem utilizar secadora.

2. Sabão de Marselha e limão siciliano

Se a peça manchada for de material mais frágil, como seda, lã ou outras fibras naturais; esse é um método menos agressivo de remover mancha de suor ou mal cheiro do tecido. Você só precisa passar o sabão de Marselha seco nas áreas afetadas, deixando que forme uma crosta.

Em seguida, você precisa de pingar algumas gotinhas de suco de limão siciliano sobre a mancha. Então é só lavar a peça normalmente, à mão na máquina.

E aí, gostou do truque? Se sim, provavelmente esse outro também vai ser bastante útil em sua vida: Truque simples permite passar roupa com gelo, sem usar ferro de passar.

Fonte: O Sagaz