Truque simples com bicarbonato de sódio deixa o colchão limpo como novo

Qual foi a última vez que você limpou seu colchão? Isso mesmo, estamos falando do seu colchão, não do seu lençol, que a gente espera que você troque pelo menos uma vez por semana, aliás.

Agora se você ficou com cara de paisagem para nosso pergunta inicial, fique sabendo que é preciso limpar o colchão periodicamente. Pouca gente sabe, mas um colchão limpo evita uma série de problemas de saúde, especialmente os relacionados à proliferação de ácaros, como no caso de alguns tipos de alergias.

A boa notícia é que dá para manter o colchão limpo em casa, sem gastar quase nada. O grande segredo, como você vai ver, é o uso frequente de aspirador de pó, para aspirar as peles mortas e a poeira, e de bicarbonato de sódio, que tem a função de desodorizar e retirar a umidade de sua cama.

Uma xícara de suor

 

E, se você acha que tudo isso é conversa mole, fique sabendo que seu colchão (especialmente se você nunca limpa) não é o lugar mais higiênico do mundo. Como você vai ter oportunidade de conferir no vídeo abaixo (ajuste as legendas para o português), nós transpiramos o equivalente de uma xícara de suor, em média, todas as noites.

Ou seja, somente nosso fino lençol de cada dia não é o suficiente para manter nosso suor e outros fluídos longe do colchão. É daí que ele acaba concentrando umidade e é por isso que manter o colchão limpo com bicarbonato é tão importante.

Como deixar o colchão limpo:

A primeira coisa que você precisa fazer é tirar a roupa de cama e aspirar eu colchão por inteiro. Cuide para usar uma ponto de aspirador de pó diferente daquela que você usa para a limpeza diária do chão e de outros lugares sujos e empoeirados.

Depois, com a ajuda de uma peneira, espalhe um pacote de bicarbonato de sódio pela superfície de seu colchão. Nessa etapa, você também pode pingar algumas gotinhas de óleo essencial para deixar sua cama mais cheirosinha.

Deixe que o bicarbonato de sódio descanse ali por algumas horas. O resultado é ainda melhor se você puder deixá-lo agindo o dia inteiro.

Para terminar, basta aspirar o bicarbonato e pronto, seu você vai ter um colchão limpo como novo!

No vídeo, você entende melhor como deve ser feita a limpeza:

E aí, gostou da dica? Agora, se seu problema for aquelas manchas de umidade que acabam surgindo na superfície do colchão, você vai precisar usar bicarbonato de sódio também, mas de uma outra forma. Confira na matéria seguinte: 7 dicas de faxina sem usar produtos de limpeza tradicionais.

Fonte: O Sagaz, YouTube