+11 testes de gravidez caseiros e como você deve fazê-los

Perder as contas, ficar na dúvida e acabar achando que está grávida é uma coisa que acontece pelo menos uma vez na vida de toda mulher fértil e com a vida sexual ativa. E, para tirar a dúvida de um jeito rápido, nada melhor de testes de gravidez caseiros, como nossas avós e as avós delas já faziam, não é verdade?

Claro que os testes de farmácia são muito mais confiáveis e que só é possível ter 100% de certeza de uma gestação fazendo o exame de sangue em um laboratório, no entanto, alguns truques aplicáveis em casa costumam funcionar como “termômetro” nesses momentos.

Nessa outra matéria (clique aqui para relembrar) que já publicamos sobre o assunto, listamos alguns dos testes de gravidez caseiros mais comuns por aí. Dentre eles estão o teste de gravidez com as hastes flexíveis, ou cotonetes; e o da água sanitária, tido como um dos mais eficientes feitos em casa.

Testes de gravidez caseiros com urina

Hoje, no entanto, vamos abordar outras técnicas que permitem fazer testes de gravidez caseiros com o xixi, usando como reagentes produtos de limpeza e até mesmo ingredientes que todo mundo tem na cozinha, como o sal.

Caso você tenha experiência (positiva ou negativa) com alguns desses testes de gravidez caseiros não deixe de nos contar nos comentários. E, se você conhecer outros testes que também podem ser feitos em casa e que prometem ser eficazes na hora de descobrir se vem barrigão por aí, não deixe também de compartilhar conosco, ok?

DICA: antes da lista, nosso conselho é para que você tente mais de um método caseiro antes de comprovar ou descartar a hipótese de gravidez, já que esses métodos não são comprovadamente eficazes. E, em caso positivo, não deixe de procurar um médico para confirmar a gestação e começar o pré-natal se você realmente for se tornar mãe.

Aprenda a fazer 11 testes de gravidez caseiros com urina:

1. Teste do vinagre

Colete a urina em um recipiente limpo e misture duas colheres de sobremesa ou um jato generoso de vinagre branco. Se a mistura mudar de cor é sinal de que você está grávida. Há quem diga que esse teste é bem semelhante ao do cloro, como você já viu nessa matéria (clique).

Outros, no entanto, dizem que esse teste não é muito seguro, já que o vinagre e a urina são composições ácidas e não reagem quando entram em contato uma com a outra.

2. Teste da mostarda em pó

Considerado um dos testes de gravidez caseiros mais confiáveis dessa lista, e funciona também como uma forma de acelerar a menstruação, caso esteja atrasada por motivos que não seja a gravidez.

O teste consiste em usar a mostarda em pó em um banho morno de imersão. Para isso, encha o fundo da banheira ou uma bacia com água relativamente quente e adicione meio copo americano de pó de mostarda. Então, você só precisa entrar na água e ficar sentadinha ali de 20 a 40 minutos.

Se sua menstruação não descer em 2 ou 3 dias, é provável que o resultado seja positivo para gravidez.

3. Teste da Soda Cáustica

Até mesmo soda cáustica pode servir para aqueles teste de gravidez caseiros para os quais a gente acaba apelando no momento do desespero. Para isso, você só precisa coletar a urina em um recipiente de plástico e acrescentar a ela 1/4 de soda.

Se a a urina ficar azul-esverdeada, é sinal de gravidez. No entanto, se ela permanecer sem alterar a cor, o resultado é negativo.

Alerta: todo cuidado na hora de manusear a soda, por isso, use luvas! O produto é altamente corrosivo e pode causar problemas sérios em contato com a pele e, se ingerido, pode matar.

4. Teste do Tylenol com água oxigenada

Sabe aquele comprimido antitérmico e analgésico que todo mundo tem em casa? Ele é composto de paracetamol, que vai ajudar bastante nesse teste.

Para colocá-lo em prática, você vai precisar colocar em um recipiente plástico 1/4 de água oxigenada volume 10, junto com dois comprimidos do remédio. Assim que tudo isso virar uma mistura, adicione a ela 1/4 da urina a ser testada.

Se o conteúdo do frasco ficar azulado, você está grávida.

5. Teste do dente-de-leão

Dentes-de-leão são plantinhas que costumam nascer em jardins. Para o teste, você vai precisar apenas de uma de suas folhas. Tudo o que você precisa fazer, então, é colocar a planta em uma folha de papel ou pedaço de plástico e deixá-la na luz solar direta.

Quando você for fazer xixi, colote a urina em um recipiente e jogue uma dessas folhas nela. Espere mais ou menos 10 minutos e verifique o dente-de-leão: se forem visíveis pequenas bolhas vermelhas na urina essa pode ser uma confirmação de gravidez.

6. Teste da urina amanhecida

Quando for fazer xixi, tudo o que você precisa fazer é coletar uma quantidade expressiva da urina em um recipiente esterilizado, como um pote de exame, por exemplo. Depois é só tampá-lo e deixar que o xixi descanse paradinho, em uma superfície plana, por 24 horas.

No dia seguinte, caso note que se formou uma camada fina e esbranquiçada sobre a urina é possível que você esteja esperando um bebê.

7. Teste do sabonete

Esse é um dos testes de gravidez caseiros mais simples que existe e tudo o que você vai precisar para realizá-lo é de um sabonete que possa ser descartado em seguida.

Quando você for urina, derrame um pouco do xixi na superfície do sabão e observe. Caso tenha o xixi tenha gerado uma reação química e criado bolhas na superfície do sabonete, você está grávida.

8. Teste do açúcar

Colete a primeira urina da manhã em um recipiente e adiciona a ela de 2 a 3 colheres de sopa de açúcar (dependendo da quantidade de líquido).

Se o açúcar começar a se dissolver, é provável que você não esteja grávida. No entanto, se a composição começar a empelotar, é possível que seu bebê esteja a caminho.

9. Teste da pasta de dente

Também é possível descobrir se está grávida, em casa, apenas adicionando um pouquinho de creme dental branco à urina. Como no caso do sabonete, se a urina apresentar bolhas e ficar levemente azulada, é sinal de gravidez.

Mas, para que alguma reação ocorra, é preciso ter paciência e deixar que a urina e a pasta de dentes descansem por algumas horas. Então, não tenha pressa e fique de olho!

10. Teste da Coca-Cola

Em um copo americano de Coca-Cola quente e com bastante gás, acrescente uma amostra de urina. Se você misturar os dois líquidos e eles começarem a borbulhar e a soltar espumas, como o copo de chope, você provavelmente vai ter um bebê.

11. Teste com sal

Outro dos testes de gravidez caseiros bem simples é o do sal. Você só precisa coletar um pouco da sua urina e acrescentar sobre ela três pitadinhas de sal. Se formar uma espécie de nata sobre a urina, você está grávida.

E então, já tentou algum desses testes? Se sim e o resultado foi positivo, temos uma notícia não muito boa para você: Pés de grávidas podem aumentar de tamanho para sempre.

Fontes: Nursing, Antes e Depois, Tua Saúde, Trocando Fraldas,