Como engravidar de menino: 11 dicas e simpatias para conseguir de 1ª

Menina ou menino, ter um filho é sempre uma felicidade. Mas, muitas mamães por aí passam a gestação inteira com os dedos cruzados e com torcida declarada, sonhando em dar à luz um garotinho. Não é verdade?

É por isso que preparamos a lista de hoje. Como você vai ver, existem algumas dicas e truques que ensinam como engravidar de menino, segundo a crença popular; e que algumas mulheres já usaram na hora de “encomendar” seus pimpolhos.

Claro que a maior parte dos truques que estão listado, se não todos, não contam com nenhum respaldo científico e, por isso, não podem ter a eficácia comprovada. No entanto, todas dicas se tratam de um aglomerado de práticas antigas, conhecidas e praticadas pelas avós e, quem sabe, até mesmo pelas avós delas.

Então, se seu sonho é engravidar de menino, embora não custe nada tentar nossas “tips”, tenha em mente que o resultado final pode ser diferente do esperado. Então, tenha fé, mas não se fruste caso venha uma princesinha para você, ok?

Descubra como engravidar de menino:

1. Tenha relações no período fértil

Uma das forma eficientes para engravidar de menino é “plantando a sementinha” o mais próximo possível no dia de sua ovulação, ou seja, de seu período fértil. Nessa outra matéria, aliás, já ensinamos como identificar os sintomas e como fazer os cálculos para descobrir se você está ou não nesses dias.

A explicação para isso é que os espermatozoides que carregam o gene Y, responsável pelo nascimento de meninos; são mais ágeis que o que carregam o gene X, responsável pelas meninas; e, por isso, chegam mais rápido ao óvulo. Eles também morrem com maior facilidade, portanto, não ficam “armazenados” por muito tempo: enquanto os de gene X sobrevivem por 72 horas; os de gene Y só sobrevivem durante 24 horas.

2. Chegue ao clímax antes de seu parceiro

Outra dica que ajuda a engravidar de menino é que a mulher atinja o clímax, na hora H, antes do homem.

A secreção liberada no momento ajudaria os espermatozoides que carregam os gametas Y, ou seja, o gene masculino; a chegarem com mais agilidade ainda ao óvulo, já que eles já são naturalmente mais rápidos.

3. Escolha uma posição favorável

Essa não é um dica comprovada, mas dizem que algumas posições podem favorecer a mulher a engravidar de menino. Nesse caso, quanto mais profundo e mais perto do útero o homem conseguir chegar, melhor.

O tradicional “papai e mamãe” pode ser uma ótima opção, embora a imaginação possa e deva falar mais alto, até para ajudar a mulher a chegar “lá”.

4. Faça uma ducha com bicarbonato de sódio antes

De duas a três horas antes de ter relações para tentar engravidar de menino, o ideal é fazer uma lavagem íntima com a bicarbonato de sódio diluído em água. Isso ajuda porque os gametas masculinos preferem ambientes alcalinos e o bicarbonato ajuda a controlar a acidez natural dessa região feminina.

Aliás, a receita ideal para a mistura é de duas colheres de chá de bicarbonato de sódio para 1 litro de água.

5. Use a tabela chinesa

Além de ajudar a identificar o sexo do bebê, a tabela japonesa pode também ajudar a futura mamãe a engravidar de menino. Para isso, tudo o que a mulher precisa é de alguns cálculos simples e de programação.

Nessa outra matéria aqui você aprende melhor como a tabela chinesa funciona.

6. Consuma mais potássio

Alimentos ricos em potássio também pode ajudar a preparar seu corpo para cumprir essa tarefa com sucesso. Estudos recomendam que, para engravidar de menino, a mulher modifique seu menu cerca de 9 semanas antes da ovulação, incrementando em suas refeições porções de carnes, leite, ovos, cereais como arroz, milho, feijão, trigo, aveia, quinoa e, claro, bananas.

Conforme explicam os especialistas, isso ajuda a alterar o pH do sangue, fazendo com que ele fique mais alcalino durante a concepção. Como você já viu por aqui, esse é o “ambiente” ideal para os espermatozoides com gametas Y.

7. Aumente o consumo de cafeína do parceiro

Se você sonha em engravidar de menino, a cafeína também pode ser sua aliada. Dizem que essa substância energética turbina os espermatozoides Y, facilitando a chegada deles ao óvulo.

Portanto, para que se projeto se concretize com sucesso, garanta que seu parceiro consuma café, chá preto, chá mate, coca-cola e até mesmo um chocolate no dia da tentativa.

8. Tenha relações à noite

Uma das simpatias mais conhecidas para ter um menino é ter relações à noite e em dias ímpares. Não existe uma explicação científica para isso, pelo menos com relação a essa segunda parte, mas dizem que quando o clima está mais ameno é mais propício para a concepção de meninos.

O homem tomar a iniciativa da relação também ajuda, segundo dizem.

9. Tenha relações na lua cheia

Outra simpatia que dizem funcionar é manter relações na lua cheia, na primeira noite dela, aliás. O ato, aliás, precisa ser feito após as 23h e, antes disso, você precisa ter acendido uma vela dourada para Santa Maria. Na oração à Santa, você deve falar de sua felicidade sobre a vinda de um menininho para sua família.

Para que seja realmente eficiente, é preciso que todo o processo seja repetido durante 7 noites, sempre no mesmo horário. E, se a vela se apagar, você deve jogá-la em água corrente (como em um rio) e substituí-la por outra.

10. Compre sapatinhos de lã azul

Essa é uma simpatia feita para Cosme e Damião e consiste em encher um par de sapatinhos de lã azul com algodão. Assim que fizer isso, guarde os sapatinhos e uma gaveta e ofereça o presente aos santos. Tem mulher que, durante a oração, ainda promete uma fez ou uma doação para crianças carentes em homenagem aos santos.

11. Controle a ansiedade

Por fim, se você já estiver grávida e tiver facilitado o caminho de todas as formas possíveis para que nasça um menino, o ideal é relaxar e curtir a gravidez.

Se os truques funcionarem, claro, será maravilhoso, mas se uma menininha vier, não fique chateada! Um bebê é sempre um presente e o que realmente importa é que ele venha com saúde para crescer e ser feliz. Ame seu bebê como ele vier!

E aí, você acrescentaria outras simpatias ou truques para nossa lista de como engravidar de menino? Não deixe de nos contar nos comentários se você seguiu alguma “receitinha” assim quando engravidou e se ela realmente deu certo, ok?

Agora, aproveitando que o assunto são os pequenos, essa outra matéria pode ajudar bastante se você ainda não tem um nome para o seu: 100 nomes de bebês famosos para colocar no seu filho.

Fontes: Just Real Moms, Tua Saúde