Como engravidar rápido: 8 dicas que funcionam para engravidar

Você sonha em ser mãe? Embora muitas mulheres consigam engravidar naturalmente, sem qualquer ansiedade, para outras a tarefa de encomendar um bebê pode ser um período de várias tentativas e muita ansiedade.

Isso acontece por vários motivos. É possível que o casal não esteja aproveitando o período ideal para ter relações e, assim, conseguir engravidar rapidamente. Pode ser também que o corpo da mulher não esteja nutrido devidamente, que um dos dois tenha problemas de fertilidade e assim por diante.

Para descobrir se existe realmente algo errado a melhor forma é consultando um especialista. No entanto, se você e seu parceiro foram saudáveis e vão tentar o método convencional para engravidar, as dicas abaixo podem ajudar bastante.

Como você vai ver, algumas atitudes simples e pequenas mudanças de hábitos podem ajudar você a engravidar mais rápido e sem ansiedade. Quer ver?

Aprenda 8 técnicas para engravidar mais rápido:

1. Consultar um médico

A primeira coisa que você deve fazer para conseguir engravidar rápido é procurar um médico. O especialista vai saber dizer como anda sua saúde, se as vacinas estão em dia e se o casal pode ter alguma dificuldade para engravidar.

Além de instruir o casal sobre os procedimentos corretos, caso o homem ou a mulher tenha problemas de fertilidade, ele saberá também indicar os procedimentos médicos mais apropriados para cada um para realizar seu sonho de ser mãe.

2. Descubra se você está no período fértil

Conhecer o funcionamento do seu corpo facilita bastante a tarefa de engravidar. Para isso, você precisa a ler os sinais de que você está ou não ovulando.

Vários métodos podem ajudar você a descobrir se você está na época certa para tentar fazer um bebê, como você pode conferir nessa outra matéria (clique aqui).

3. Esteja no lugar certo, na hora certa

Assim que você descobri a data em que estará mais fértil, prepare-se para a parte mais divertida do processo. O casal, aliás, pode começar a ter relações três dias antes do dia D e continuar depois da data prevista para a ovulação, para garantir que vai funcionar.

Como os espermatozoides sobrevivem no corpo da mulher por alguns dias, esse intervalo de tempo em atividade aumenta as chances de engravidar.

4. Permaneça deitada depois da relação

Pode até parecer conversa fiada, mas cientistas holandeses, em 2009, comprovaram que as mulheres que permaneciam deitadas de barriga para cima, por pelo menos 15 minutos, nas clínicas de fertilização, tinham até 50% mais chances de engravidar depois uma inseminação artificial.

Embora não seja possível comprovar a mesma eficácia com o método natural de engravidar, não custa nada permanecer deitadinha durante um tempo, não acha? De qualquer forma, mal não vai fazer.

5. Coma mais vitaminas e minerais

Um corpo devidamente nutrido funciona melhor e, claro, oferece melhores condições para a mulher engravidar. Então, se quiser arrumar um bebê de forma rápida, deixe seu corpo mais saudável.

Opte por alimentos enriquecidos com ácido fólico, como os vegetais e folhas de cor verde bem escura. Eles ajudam na formação do bebê e evitam problemas como mau fechamento do tubo neutral.

Além disso, gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol e o grão-de-bico são ricos em vitamina E, zinco e em vitaminas do complexo B, que atuam no sistema hormonal e auxiliam quem quer engravidar mais rápido. Outros alimentos, como os que você já viu nessa outra matéria, também ajudam nessa tarefa.

6. Coma menos carboidratos

Grávidas e mulheres que querem engravidar não devem adotar dietas radicais, mas reduzir o consumo de carboidratos, especialmente os de farinha branca, no período fértil é de grande ajuda. Isso evita a alteração do pH vaginal, o que favorece a concepção.

Na hora das refeições, ao invés do arroz branco, das batatas, dos pães e do macarrão, dê preferência aos pães realmente integrais, especialmente os caseiros; à batata-doce, à mandioca e a outros carboidratos mais nutritivos.

7. Praticar exercícios físicos regularmente

Sim, até mesmo na hora de engravidar os exercícios físicos são benéficos, melhorando o sistema circulatório, a produção hormonal, baixando as taxas de estresse e, no caso dos homens, melhorando na qualidade dos espermatozoides.

O melhor de tudo é que você não precisa ter a carga de exercícios de um atleta para conseguir se beneficiar com os exercícios físicos. Segundo especialistas, a prática diária de 30 minutos a 1 hora de alguma atividade que acelere a frequência cardíaca já é capaz de melhorar o funcionamento do organismo.

8. Mantenha a calma

Por mais que você sonhe em ser mãe, não adianta nada ficar ansiosa, ficar estressada e só focar a atenção nesse assunto. Embora seja normal ficar nervosa para saber o resultado, manter a calma é importante, já que o hipotálamo, glândula do cérebro que regula os hormônios da ovulação, não trabalha bem quando se está estressada.

Para ajudar a conter a ansiedade, a dica é para procurar um hobby e aproveitar as relações íntimas ao máximo para estreitar a intimidade com o parceiro e reduzir a pressão do período.

E, falando em gravidez, você precisa conferir ainda: Pés de grávidas podem aumentar de tamanho para sempre.

Fontes: BabyCenter, Engravidar, Tua Saúde