Dieta da fertilidade: Esses alimentos aumentam suas chances de engravidar

Esta matéria é para você que quer engravidar pois estes são os alimentos que devem ser ingeridos se você quer ter fertilidade.

A alimentação é a base para o corpo ser o que é, seja ele saudável ou não, depende do que você come. Aquela famosa frase você é o que você como é sim uma verdade, por isso você deve estar atento ao que ingere.

Muitos casais são felizes e realizados, mas levam o sonho de se tornarem pais, o que nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas mulheres sofrem de infertilidade, seja por causas psicológicas ou biológicas. Felizmente hoje existem diversos tratamentos, e o principal deles começa em casa, na alimentação.

Dieta da fertilidade

O assunto é tema de um estudo feito na Universidade de Harvard (EUA) pelos pesquisadores Jorge Chavarro e Walter C. Willett. Uma mulher com desequilíbrio ovário, como a síndrome do ovário policístico, pode se beneficiar muito com a dieta pró-fertilidade.

“Existe uma proteína chamada globulina que é ligada aos hormônios sexuais (SHBG) e é regulada pela insulina e esse é o princípio da “Dieta da Fertilidade” dos pesquisadores de Harvard. Essa proteína é influenciada pela queda e aumento bruto da insulina”, explica a ginecologista Paula Fettback, especialista em reprodução assistida do grupo Huntington.

Alimentos para quem quer engravidar

  1. Prefira proteínas vegetais como soja, feijão, grãos, cogumelos, grão-de-bico, quinoa.
  2. Alimentos com baixo índice glicêmico: Arroz integral, aveia em flocos, mandioquinha, batata-doce, milho, inhame, quinoa, maça, pera, ameixa, atum e grão-de-bico.
  3. Escolha o leite integral, laticínios sem gordura ajudam a aumentar o desequilíbrio hormonal.
  4. Alimentos sem gordura trans – As gorduras poli-insaturadas deram indícios de que protegem o aparelho reprodutor feminino. Escolha o ômega 3, linhaça, nozes, chia e peixes.
  5. Licopeno – Está presente nos tomates, benéfico para os ovários e é de grande ajuda na produção hormonal.
  6. Alimentos ricos em vitaminas A e D como o fígado, ovos, agrião, couve, espinafre, cenoura, manga, mamão.
  7. Alimentos com vitamina B – Boas fontes de vitamina B6: Batata, banana, peito de frango, salmão, atum, abacate. – Boas fontes de vitamina B9 (ácido fólico): vegetais verde-escuros, fígado, lentilha, feijão, laranja, amêndoas, espinafre. – Boas fontes de vitamina B12: carnes, peixes, ovos, leite e queijos.
  8. Vitamina C presente na laranja, limão, abacaxi, mamão, goiaba, pimentão.
  9. Alimentos ricos em vitamina E como Alface, agrião, espinafre e couve, óleos vegetais.
  10. Alimentos ricos em zinco e selênio: – Boas fontes de zinco: ostras, nozes, castanhas, carne bovina, farelo de aveia.
  11. Boas fontes de selênio: gérmen de trigo, atum, salmão, alho, castanha-do-pará, ovos, arroz integral.
  12. Alimentos ricos em Ferro como carne vermelha, fígado, aves e peixes, vegetais verde-escuros, leguminosas.

Fonte: Minha vida