Lenços umedecidos podem ser perigosos para a saúde dos bebês

Aqui vai um recadinho especial para as mamães de plantão: o vício dos lenços umedecidos sendo usados toda hora nos bebês pode causar riscos ao seu filhote.

Na vida agitada de hoje em dia, é difícil encontrar uma mãe que não use em seu bebê o lenço umedecido. Ele é prático, basta puxar um ou dois lenços da embalagem e a higienização está feita, não é mesmo?

Bom, embora pareça, a realidade não é tão “bonita” assim. Ao contrário do que todo mundo pensa, o bebê ainda não está nada limpo depois do uso do lencinho, mas isso é algo que você vai entender melhor ao longo da matéria.

Os lencinhos devem ser usados para casos emergenciais, naquelas horas que não tem outro jeito de limpar seu filho e não a qualquer momento do dia.

O que os lenços umedecidos podem causar

Mary Wu Chang, doutora em dermatologia na Universidade de Connecticut, revelou através de um estudo, que os lencinhos usados para limpar as partes íntimas dos bebês podem desencadear sérias alergias e eczemas graves.

E não é só o bumbum das crianças que eles colocam em perigo. Todas as partes do corpo que entram em contato com o produto podem desenvolver dermatite alérgica e sinéquias valvulares nas meninas, ou seja a aderência dos lábios menores da vulva um ao outro.

O grande vilão

Segundo a pesquisadora responsável pelos testes, o problema está no conservante usado nos lenços umedecidos, a metilisotiazolinona (MI). Ele é usado em outros produtos de higiene pessoal para adultos, em cosméticos e algumas outras coisas do lar.

Se em adultos essa substância já é nociva e pode aumentar as chances de alergias e de inúmeros outros problemas de pele, já imaginou o quanto ela pode ser nociva à pele sensível do bebê!?

O estudo é recente, mas algumas marcas já estão sendo retiradas do mercado nos Estados Unidos. Como aqui no Brasil os processos são mais lentos, é válido sempre olhar se existe esse componente em produtos de bebê, pois eles deveriam ser proibidos.

Como substituir os lenços umedecidos

Existem várias formas de limpar seu bebê sem usar os lenços umedecidos. Água corrente e sabão continuam sendo os melhores aliados nesses momentos. Você pode usar também paninhos molhados.

Mesmo os lenços umedecidos que não tenham o conservante devem ser evitados, pois essa não é a forma mais higiênica de fazer a limpeza íntima das crianças.

Entendeu agora? E, falando em situações de alerta com relação aos bebês, talvez você se interesse pelo conteúdo desse outro post a seguir: Por que você NUNCA deve beijar bebês recém-nascidos

Fonte: Diário de Biologia