Não consegue engravidar? O motivo pode ser um desses seis

O uso prolongado de anticoncepcionais bem como algumas doenças podem atrapalhar o sonho de algumas mulheres de serem mães. No entanto, se você é saudável e está tentando ter um bebê, e mesmo assim não consegue engravidar, pode ser que alguns outros probleminhas estejam atrapalhando sua fertilidade.

Na lista abaixo, listamos alguns casos muito comuns que costumam separar um grande número de mulheres da maternidade. Como você vai ver, até mesmo os hábitos alimentares e a retina de exercícios da mulher podem atrapalhar na hora de engravidar.

Claro que fatores externos ao organismo feminino também influenciam muito na fertilidade das mulheres. Por exemplo, se você não consegue engravidar o problema pode estar na vida estressante do seu marido, sabia?

Mas, claro, se você sonha em ser mãe e está tendo dificuldades em formar sua própria família, o ideal é que você e seu parceiro busquem ajuda médica. Somente um especialista poderá dizer, com exatidão, porque você não consegue engravidar.

Entretanto, pode ser que a lista que preparamos abaixo possa dar a você uma pista do possível problema.

Entenda porque (possivelmente) você não consegue engravidar:

1. Gordura trans em excesso

Comidas industrializadas, como biscoitos, sorvetes e todas modalidades de fast food costumam ser um paraíso das gorduras trans. Se você não consegue engravidar, pode ser que esteja consumindo muitos alimentos desse tipo.

Além de engordar, pesquisas mostram que a gordura trans aumenta em até 73% os riscos de desenvolver um transtorno ovulatório. Assim, com ela reduz ou até interrompe a ovulação feminina, é possível dizer que ela afeta a fertilidade.

2. Excesso de exercícios

No caso das mulheres, a prática de exercícios físicos de forma excessiva tanto em intensidade quanto em frequência, pode afetar o equilíbrio energético e, assim, atrapalhar o ciclo reprodutivo.

Essa teoria foi comprovada por uma pesquisa realizada pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU, em inglês), realizada em 2010, que comprovou que mulheres que malham muito têm dificuldades maiores para engravidar.

3. IMC abaixo do normal

Assim como a obesidade atrapalha na fertilidade, estar magro demais também afeta a capacidade reprodutiva da mulher.

Quando o índice de massa corporal, também chamado de IMC, está inferior ao normal, isso pode aumentar os riscos de disfunções ovarianas, interrompendo a menstruação e, claro, atrapalhando as mulheres a engravidar e a manter a gravidez até o final, em caso de gestação.

4. Parceiro estressado

Estudos recentes comprovaram que o estresse é capaz de afetar a fertilidade masculina, o que acaba atrapalhando que as parceiras de homens muito estressados engravidem.

E não é só o estresse da vida profissional que é capaz de fazer isso: não conseguir resolver problemas emocionais, familiares ou da vida social também afetam a capacidade dos homens de procriar.

5. Falta de lubrificação

Se você não consegue engravidar pode ser que esteja faltando lubrificação ou que você esteja usando o tipo de lubrificante errado.

Alguns tipos de lubrificantes, com nível de pH entre 7,2 e 8,0, por exemplo são perfeitos para a fertilidade masculina, assim como os que imitam os fluídos naturais do corpo, como os que contém íons de magnésio e cálcio. Até mesmo o óleo de bebê que você já conhece pode ajudar nessa missão.

6. Cálculos errados

Saber com precisão as datas em que você está mais fértil não é uma tarefa fácil, especialmente se seu período não for regulado. Isso, aliás, pode ser uma das causas pelas causas você não consegue engravidar.

Para contornar o problema e ter certeza que você está fértil, não deixe de conferir esse outro post e aprender a calcular sua época de fertilidade.

E então, se identificou com alguma dessas “barreiras” que impedem você de conquistar o sonho da maternidade? Se sim, não deixe de procurar um especialista para ajudá-la a entender melhor seu corpo, a melhorar sua saúde e, assim, a conseguir “encomendar” seu bebezinho!

Agora, falando em gravidez, talvez o que esteja faltando para você ser mãe é um “pouco mais de chamego”: Estudo revela quantas relações em média são necessárias para engravidar.

Fonte: Incrível