Pés de grávidas podem aumentar de tamanho para sempre

Quem está grávida, já esteve ou conviveu com mulheres em gestação sabe que a gravidez muda bastante o corpo da mulher. Mas não é só da barriga que estamos falando. Outras partes do corpo também mudam muito nesse período e um bom exemplo disso são os pés de grávidas, inchados e quase sempre causando números maiores que o normal.

Embora esse crescimento dos pés não seja exatamente uma novidade, a notícia que temos para compartilhar hoje não é nada boa e foi recentemente comprovada por pesquisadores da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos. Conforme o estudo, o aumento nos pés de grávidas pode não ser passageiro, ou seja, permanecer para sempre.

Até 10 centímetros a mais

Para chegar a essa conclusão assustadora, os estudiosos analisaram a circunferência dos pés de 49 mulheres grávidas durante os três primeiros meses de gestação. As medidas foram retomadas para comparação 5 meses após o parto.

Essa segunda mensuração revelou que em 60% e até 70% dos casos os pés de grávidas deixaram uma “herança eterna” para as mulheres, resultando em um aumenta permanente que variou entre 2 e até 10 centímetros de comprimento!

Pés de grávidas x hormônios

De acordo com os pesquisadores, isso pode acontecer porque na gestação as mulheres precisam sustentar o peso extras e os pés ficam naturalmente sobrecarregados, muitas vezes resultado no aumento do tamanho.

Além disso, hormônios gerados na gravidez interferem diretamente nas articulações e nos ligamentos, fazendo com que aumente a folga entre eles e deixando, por exemplo, a estrutura dos pés mais maleável.

Ainda de conforme os pesquisadores, na maioria dos casos, a grande responsável por esse aumento permanente nos pés de grávidas é a primeira gestação. Nas demais gestações as alterações na estrutura dos pés não se mostraram significativas.

Estudos continuam

Mesmo depois dessa descoberta ingrata, os cientistas responsáveis pelo estudo acreditam que as investigações sobre o tema ainda não terminaram. Eles querem verificar se essas alterações durante a gestação podem causar outros problemas de saúde envolvendo as articulações e os ligamentos, como a artrite.

Outro objetivo é descobrir se a mudança no estilo de calçado durante a gravidez pode impedir que os pés de grávidas achatem ou que eles se deformem menos.

E aí, você percebeu se seus pés aumentaram de tamanho durante a gravidez ou conhece alguém que reclame desse problema? Não deixe de compartilhar suas experiências conosco, nos comentários!

Agora, falando em gravidez, pode ser que você goste de ficar por dentro também desse outro assunto: Excesso de uma vitamina específica na gravidez aumenta risco de bebê nascer com autismo.

Fonte: Minha Vida