Como manteiga Ghee em casa, a manteiga que os nutricionista indicam

Ela é caseira, saudável e indicada para quem quer perder peso, a manteiga Ghee, indicada pelos nutricionistas, é a salvação para quem faz dieta. Mas, como tudo é que especial e considerado “fit”, pode ter um preço salgado no mercado e é por isso que vamos ensinar como fazê-la em casa.

Apesar de ser novidade no Brasil, a manteiga Ghee, já é bem famosa pelo mundo, especialmente entre as pessoas que querem reduzir o consumo da margarina e a manteiga tradicional da alimentação, ambas muito calóricas e maléficas à saúde.

Qual a diferença da manteiga Ghee para a tradicional?

A diferença é que ela passa por um processo de retirada de impurezas, resíduos sólidos, inclusive toxinas da gordura, deixando apenas o puro óleo da manteiga. Nesse processo é eliminado até mesmo a lactose, sendo uma ótima opção para quem sofre de intolerância.

É importante lembrar que continua sendo recomendado o consumo moderado, apesar de ser mais saudável, não é livre de gorduras.

Como fazer Ghee

Essa é a opção mais saudável de manteigas, e além de ser mais pura e menos calórica, ela também traz benefícios a saúde, como combater úlceras e inflamações gastrointestinais, fortalece o sistema imunológico, ajuda no tratamento dos pulmões e melhora a memória.

O único problema dessa manteiga clarificada, é o preço bem salgadinho. Porém, você pode fazer em casa e problema resolvido.

A nutricionista Patricia Davidson Haiat, responsável pelas dietas de famosas como Paolla Oliveira, Sabrina Sato e Giovanna Antonelli, ensinou em seu Instagram, como fazer a versão caseira de ghee.

Modo de preparo

Aqueça dois tabletes de manteiga sem sal em fogo baixo. Quando estiver derretida, retire com cuidado a espuma branca que se formará.

Deixe esfriar um pouco e continue tirando as impurezas com uma espumadeira. O soro branco que ficar no fundo da panela é a lactose, você deve ficar apenas com o liquido amarelo. Ele sim é a clarificação da manteiga.

Para guardar basta colocar em um pote de vidro e tampa, conserve na geladeira.

Gostou da dica? Agora, para acompanhar sua manteiga deliciosa e magrinha, nada como essa outra receitinha aqui: Aprenda a fazer pão integral de liquidificador.

Fonte: Vix