Aprenda a fazer leite condensado caseiro

Essa receita está longe de ser Fit, e não vai ajudar em sua dieta, mas se o assunto for uma bruta TPM e você não tiver uma mísera latinha de leite condensado em casa para fazer o brigadeiro sagrado de cada mês, com certeza, essa matéria vai salvar você. Isso porque você vai aprender hoje a fazer nada menos que leite condenado caseiro.

Como você vai ver, tudo que é para fazer leite condensado em casa são três ingredientes simples que devem estar no seu armário da cozinha. Agora vem a melhor parte: você só precisa bater tudo junto, em um liquidificador (embora também funcione se você usar uma batedeira)!

Não parece genial? O bom da receita de leite condensado caseiro é que você pode adaptar a quantidade de açúcar, caso prefira algo menos adocicado. Mas, se seguir as proporções indicadas abaixo, seu resultado final vai ser idêntico aos produtos das gôndulas, no supermercado.

Outra vantagem de fazer seu próprio leite condensado é que ele vai estar sempre fresquinho e você pode escolher a consistência na qual ele vai ficar. Isso, aliás, é uma enorme vantagem, especialmente em receitas de mousses, por exemplo.

Ah, e antes de irmos para a receita, essa quantidade de ingredientes rende, basicamente, 340 gramas de leite condensado caseiro. Mais ou menos a quantidade das latinhas, não é verdade?

Aprenda a fazer leite condensado caseiro:

O que leva?

1 xícara chá de leite em pó
1 xícara chá de açucar cristal
1/2 xícara chá de água fervente

Como fazer?

Tudo que você tem que fazer agora é color todos os ingredientes no liquidificador e bater até que a mistura atinja a consistência de leite condensado. Mas, não tenha pressa. Por mais que pareça que a receita não vai funcionar, a verdade é que ela funciona sim, mas precisa de um tempo considerável (a partir de 5 minutos) para começar a ganhar consistência.

Depois que você notar que o leite condensado caseiro está “encorpando”, é só vigiar a consistência. Você pode deixá-lo com uma consistência mais líquida, como o leite condensado da latinha, ou mais consistente, como o leite condensado da caixa de papelão.

E aí, não parece uma ótima ideia? Se testar, não deixe de nos contar como ficou, nos comentários!

Agora, se você quiser dar um outro destino ao seu leite em pó, não deixe de conferir ainda: Como fazer pipoca de Leite Ninho.

Fonte: Tudo Gostoso