Receita de ovo de Páscoa funcional com recheio de brigadeiro de biomassa

Para quem tenta levar uma vida mais saudável, com uma alimentação leve e livre de gordices, as datas comemorativas são sempre uma provação. No caso da Páscoa, por exemplo, é bem difícil a gente ficar completamente livre de um chocolatezinho, por mais minúsculo que seja, não é mesmo?

Como ninguém é de ferro e não precisa passar vontade de nada nessa vida, vamos apresentar uma receita de ovo de Páscoa funcional, perfeita para quem quer aproveitar a Páscoa sem perder a linha. O melhor de tudo é que, além do chocolate amargo da casquinha, o ovo de Páscoa funcional ainda tem direito a um belo brigadeiro de biomassa de banana. Dá para acreditar?

Como você vai ver no decorrer da receita, o processo de preparo é bem simples e rápido. A receita, aliás, é da chef patissier Carolina Sales, que desenvolveu uma versão mais leve dos ovos tradicionais para o público Fitness.

A melhor notícia é que, além de matar sua vontade de comer ovo de Páscoa, essa receita pode sair bem mais barata que se você comprasse um ovo Fit já pronto. Interessante, não? Então se atente à lista de ingredientes, de materiais necessários e mãos à obra!

Aprenda a fazer ovo de Páscoa funcional com recheio de brigadeiro de biomassa:

O que leva?

500g de cobertura de chocolate meio amargo
3 latas de leite condensado light
150g de biomassa de banana verde
6 colheres (sopa) de cacau alcalino em pó
Cranberries (pra decorar)
Nibs de cacau (pra decorar)

Como fazer?

1. Casca do ovo

A primeira coisa a se fazer é derreter o chocolate meio amargo no micro-ondas. Você deve ir parando o processo de cozimento a cada 30 segundos para mexer, até que tudo esteja devidamente derretido.

Depois, é só colocar o chocolate nas forminhas dos ovos e deixar descansar por 10 minutos, mais ou menos. Em seguida, leve o chocolate à geladeira até que a forma comece a ficar esbranquiçada e a casca do ovo comece a desgrudar. Aí é hora de desenformar e colocar o ovo, com a parte côncava para cima, sobre uma folha de papel manteiga.

2. Brigadeiro

Para o recheio, faça um brigadeiro com o leite condensado, o cacau e a biomassa de banana. Coloque todos os ingredientes em uma panela e mexa bem até que estejam bem misturados.

Em seguida, leve ao fogo e deixe engrossar em fogo médio. Assim que atingir o ponto de um brigadeiro de colher, desligue o fogo e tire a mistura da panela esfriar e descansar em um prato de porcelana.

Agora, se você tem problemas com lactose ou quer uma versão ainda mais leve do brigadeiro, essa outra receita de brigadeiro de biomassa de banana, que já mostramos aqui pode ser uma opção melhor. Como você já viu, ela dispensa o leite condensado light.

3. Montagem

Com as duas etapas anteriores concluídas, tudo que resta agora é montar o ovo de Páscoa funcional. Mas, antes de colocar a mão na massa, literalmente, coloque as luvas de silicone. Isso vai evitar deixar as marcas da sua digital nas casquinhas dos ovos.

Feito isso, use metade do brigadeiro de biomassa (cerca de 120g) em cada uma das metades do ovo. Depois, cubra o recheio com o restante do chocolate derretido, até que nenhuma parte do recheio fique aparente.

Agora é só decorar com canberries e nibs… e, claro, devorar!

Ficou com água na boca, né? A gente também! Se fizer a receita de ovo de Páscoa funcional não deixe de nos contar como ficou o sabor e se foi fácil de fazer.

Agora, falando em chocolate e Páscoa, se você não conseguiu se controlar e acabou engordando um pouquinho nos últimos dias, essa outra matéria pode ajudar você a recuperar a boa forma: Parou de emagrecer? A culpa pode ser do seu café da manhã.

Fonte: Revista Glamour