5 erros que você comete no chuveiro todos os dias

Pode parecer que você faz tudo certo durante seu banho, mas a verdade é que a maioria das pessoas comete erros terríveis enquanto está no chuveiro. O pior de tudo é que todos essas falhas, de uma forma ou de outra, acabam atrapalhando nossa saúde.

Um bom exemplo dos erros que estamos falando é aquele banho escaldante, a gente sabe que você gosta. E o que dizer daquela quantidade infinita de espuma que você adora fazer enquanto lava os cabelos ou ensaboa o corpo com sabonete líquido? Se essas situações fazem parte do seu dia a dia, como já afirmamos, você também comete erros sérios quanto está no chuveiro.

Mas, claro, os hábitos errados não param por aí. E, como você vai ver, a maior parte desses erros afeta, diretamente, sua pele e a proteção natural que ela tem e que bloqueia várias doenças causadas por micro-organismos.

Ficou preocupada agora, não? Mas, calma, a gente vai mostrar abaixo porque esses costumes são errados, o que eles causam e como você poderia fazer para mudá-los.

Confira 5 erros que você comete no chuveiro todos os dias:

1. Banho quente demais

 

Por mais que seja irresistível aquele banho bem quente no inverno ou depois de um dia cansativo, não caia nessa tentação. Como você viu aqui, nessa outra matéria (clique), a água quente é péssima para a pele e, além do descontrole de oleosidade, pode deixá-la sem defesa contra bactérias e substâncias nocivas.

2. Banho demorado demais

Além do banho quente, outra coisa que detona com sua pele e é considerado um erro diário da maioria das pessoas no chuveiro é o banho demorado. Sim, é relaxante, mas causa problemas de pele, sem contar no consumo excessivo de água. O recomendado é um banho de, no máximo, 10 minutos.

3. Muita espuma

É divertido, a gente sabe, mas abusar em produtos que fazem muita espuma, como sabonete, shampoo, gel e sais de banho também é um grande erro contra nossa saúde na hora do chuveiro.

Esse produtos costumam ser ricos em substâncias nocivas, como você já conferiu aqui (clique), ou que limpam demais a pele… e sim, isso é ruim. Isso porque, quanto maior a quantidade de espuma o cosmético produzir, mais substâncias que retiram a oleosidade natural ele contém e, com isso, maior será a eliminação da camada protetora da pele e de seus cabelos.

OBS: Sabonetes antibacterianos, por exemplo, não devem ser usados todos os dias, caso você não tenha indicação médica. Nesse caso, não por causa da espuma, mas pela eliminação das bactérias naturais da pele.

4. Esponjas velhas

Por mais que aquela esponja velha de guerra, que fica o tempo todo úmida no banheiro, seja ótima; não se apegue. Elas costumam ser um risco para a saúde, por se tratarem de um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos. A mesma coisa, aliás, são com as luvas de banho.

Só utilize a mesma esponja por, no máximo, 4 semanas. É ainda melhor se você utilizar, na hora do banho, luvas felpudas ou uma toalha para ensaboar e esfoliar o corpo, já que esse material seca mais fácil e pode ser lavado.

5. Enxugar-se demais

Secar a pele corretamente é bem diferente de secá-la demais, com toda força do mundo! Por isso, na hora de enxugar o corpo, prefira toalhas felpudas, macias e que deixa o corpo com aquela sensação de umidade no final. Apesar das pessoas preferirem as toalhas velhas, que secam completamente, isso não é recomendado e pode deixar sua pele irritada.

Além da escolha certa da toalha, como ensinamos, é preciso finalizar a hora do chuveiro com uma loção hidratante de acordo com seu tipo de pele. Isso vai deixar sua pele aveludada e vai devolver a oleosidade que ela precisa.

E aí, quantos desses “erros” você comete? Fale a verdade, hein!?

Agora, falando em toalhas de banho, essa outra matéria vai dar a você uma informação não muito agradável: Você, provavelmente, não lava a toalha tanto quanto deveria.

Fonte: Incrível