8 coisas que acontecem se você não tirar a maquiagem

Você limpa a pele antes de dormir? Na teoria a gente sabe que não tirar a maquiagem não é saudável e que a pele fica menos bonita, mais é difícil imaginar o que realmente acontece por baixo daquela camada de base.

Mas, hoje, cara leitora, você vai entender porque é tão importante atrasar a ida para cama em 5 minutos e cuidar da pele.

Como você vai ver, por ser um órgão vivo como qualquer outro de seu corpo, a pele também precisa de ser cuidada ou fica doente. É à noite, enquanto você dorme, que a mágica acontece e ela repõe aquilo que perdeu durante o dia.

Se você não tirar a maquiagem, no entanto, esse processo natural de respiração e reequilíbrio fica comprometido e as consequências aparecem em curto, médio e longo prazos.

Abaixo você vai entender melhor sobre o que estamos falando.

Descubra o que acontece se você não tirar a maquiagem:

1. Espinhas

As camadas de maquiagem que ficam sobre a pele se você não tirar a maquiagem, bem como a poluição e as próprias impurezas da pele acabam obstruindo os poros. O resultado disso é o surgimento de inflamações cutâneas e as famosas espinhas aparecem.

A noite, aliás, é a hora ideal para a pele respirar e se renovar. Nada disso acontece se você estiver com aquele reboco de três dedos de espessura.

2. Pele ressacada

Se você tem o costume de não tirar a maquiagem para dormir, provavelmente, em pouco tempo vai notar que a pele passa a perder umidade rapidamente. Isso acontece porque os hidratantes que usamos a noite (você usa, né?) ajudam a pele recuperar o equilíbrio.

Com maquiagem, como já explicamos, os poros ficam obstruídos e esse momento de recuperação fica comprometido.

E, não se engane, mesmo em peles oleosas os efeitos são devastadores e a tendência é que a oleosidade aumente.

3. Cravos ao redor da boca

Os lábios também sofrem se você não tirar a maquiagem, especialmente se o batom que você estiver usando for matte. Nesse caso, os produtos são tão secos que deixam os lábios propícios a descamar.

Os batons mais úmidos, por outro lado, também não ajudam em nada. Permanecer com eles durante o sono pode obstruir os poros da região e acabar abrindo espaço para aqueles cravinhos pretos ao redor da boca.

A melhor coisa a se fazer é limpar bem os lábios, esfoliá-los de vez em quando e sempre usar um bálsamo antes de ir para a cama.

4. Pele ao redor dos olhos fragilizada

Não se engane, acordar com aquela olheira de panda, cheia de maquiagem borrada ao redor dos olhos não é só feio.

Aquela maquiagem que se acumula ali durante a noite fragiliza a pele ao redor dos olhos, que já é naturalmente mais fina e frágil.

5. Envelhecimento precoce

Se nada que dissemos até agora convenceu você de que não dá para não tirar a maquiagem, talvez esse seja o argumento: dormir de maquiagem faz você envelhecer mais cedo.

Como já explicamos um milhão de vezes, a pele não consegue se reequilibrar com os poros obstruídos com a maquiagem, logo o processo de envelhecimento se acelera. A pele acaba perdendo o brilho e a saúde.

No caso de peles maduras, o envelhecimento fica ainda mais evidente, com rugas e linhas de expressão mais marcadas.

6. Cílios quebradiços

A máscara de cílios também é maquiagem e precisa ser removida na hora de dormir. O produto resseca os fios das pestanas e, assim como os fios de cabelos com excesso de química, tendem a quebrar e a cair.

7. Menos qualidade de sono

Além de não deixar a pele respirar, dormir de maquiagem pode ser bastante incômodo.

Você pode até não estar pensando conscientemente no assunto, mas sabe que vai acordar toda borrada, com grandes chances de sujar os lençóis, as fronhas e correndo aquele risco de ganhar uma nova amiga, a espinha.

8. Infecções oculares

Assim como os poros podem entupir, as partículas de sombras, a cera do lápis ou a própria máscara de cílios pode obstruir o canal lacrimal.

Isso, sem contar as irritações e a vermelhidão que acabam abrindo caminho para infecções oculares, como a conjuntivite.

E aí, convencida de que adiar o sono por mais 5 minutos e tirar a maquiagem antes de cair na cama é um bom negócio?

Agora, se quiser acordar no outro dia ainda mais linda e com a pele mais saudável, não deixe de conferir também: 9 hábitos noturnos para você acordar mais bonita.

Fonte: Incrível