Banho quente queima a mesma quantidade de calorias que caminhada

Todo mundo que está a fim de queimar aqueles quilinhos extras logo pensa em dieta e em exercícios físicos, não é mesmo? Mas, segundo pesquisadores ingleses, o banho quente também pode ser um outro grande aliado quando o assunto é a queima de calorias.

Um estudo realizado na Universidade de Loughborough revelou que um banho quente ajuda não só emagrecer, mas também a controlar o açúcar no sangue.

Ou seja, aquele banhozinho relaxante no final do dia também pode ser bastante eficaz no tratamento de diabetes.

Banho quente x caminhada

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores recrutaram 14 pessoas que teriam que simplesmente relaxar em uma hora de imersão em um banho quente, a mais ou menos 40 ºC.

Outro grupo de pessoas, por outro lado, deveria andar de bicicleta pelo mesmo período de tempo.

Os cientistas observaram que embora as calorias queimadas na bicicleta fossem superiores, as calorias queimadas no banho quente eram equivalentes às queimadas durante uma caminhada de 30 minutos.

Níveis de glicose

Com relação ao percentual de açúcar no sangue, as pessoas que tomaram banho quente apresentaram o nível de glicose até 10% mais baixo que as demais pessoas que se exercitaram. Interessante não?

Inflamações crônicas

Os cientistas observaram ainda que os exercícios físicos geram propriedades anti-inflamatórias  importantes para nosso sistema imunológico, que nos ajudam a combater certas doenças.

Eles acreditam que ao elevar o aquecimento do corpo de forma passiva, repetidas vezes; como no caso do banho quente, é possível alcançar esse mesmo resultado.

Eles defendem que isso possa estimular a redução de inflamações crônicas em nosso corpo, que muitas vezes está presente em doenças de longo prazo, como o diabetes tipo 2.

Aí, #partiu banheira? Agora, aproveitando o assunto, essa outra matéria também pode ser muito útil: Quantas vezes por semana você deve lavar os cabelos?

Fonte: Revista Glamour