Menstruação: 10 dúvidas comuns, mitos e verdades sobre o assunto

Engana-se quem pensa que só os homens têm dúvidas sobre menstruação e não entendem bem esse período “crítico” mensal da vida feminina.

Muitas mulheres, por vergonha de perguntar ou por simples falta de interesse, têm a cabeça cheia de perguntas sobre o próprio ciclo menstrual e, quase sempre, se enrola quando o assunto são os mitos e verdades a respeito disso.

Você, por exemplo, cara leitora, se considera uma expert em menstruação, em sua própria menstruação, aliás? Pois é, é difícil responder essa pergunta com certeza, já que sempre tem alguma coisa que a gente pensa que entendeu, mas que pode acontecer de forma muito diferente.

Por exemplo, você sabe dizer se anda descalça durante a menstruação pode interferir na intensidade das cólicas? E sobre o coletor menstrual, você sabe dizer que toda mulher pode usar? Gravidez pode realmente acontecer enquanto a mulher está menstruada?

Difícil, não? Se você não sabe responder a metade dessas perguntas preste bem atenção na lista abaixo que vamos acabar com muitas de suas dúvidas.

Descubra o que é mito e o que é verdade sobre a menstruação:

1. É possível engravidar estando menstruada?

Verdade! Embora seja raro, isso é possível porque a produção hormonal feminina pode variar bastante e a ovulação, em alguns casos, pode ocorrer durante o próprio período menstrual.

2. Faz mal lavar o cabelo estando menstruada?

Mito! Os mais velhos diziam que lavar os cabelos durante a menstruação poderia até mesmo aumentar o fluxo sanguíneo, mas não é bem assim. Você pode tomar banho do jeito que quiser durante a menstruação.

3. Coletor menstrual e absorvente interno podem tirar a virgindade?

Depende: absorventes internos menores, colocados corretamente, podem ser usados com tranquilidade; mas, no caso do coletor menstrual pode ser mais perigoso.

Por ser mais resistente e ocupar mais espaço internamente, ele pode acabar rompendo o hímen. Na dúvida, converse com seu ginecologista.

4. Mulheres podem sincronizar o ciclo menstrual?

Verdade! Segundo especialistas, mulheres que vivem juntas tendem a menstruar na mesma época devido à produção hormonal.

Alguns fatores externos e até mesmo a competitividade natural de nossa espécie (e não consciente), podem fazer com que o ciclo das mulheres fiquem sincronizados.

5. Andar descalça piora as cólicas?

Mito! Não há nada que comprove a influência do chão frio na complicação das cólicas menstruais. Para os especialistas, é possível que a temperatura mais fria do chão apenas crie um desconforto maior em quem está dor.

6. TPM não existe.

Está brincando, né? Mito, mito, mito! A tensão pré-menstrual ou TPM é real e acontece devida às oscilações hormonais durante uma certa etapa do ciclo menstrual.

Os sintomas mais comuns dessas épocas da mulher é a irritabilidade, o cansaço, o inchaço abdominal, entre outros, mais brandos ou mais intensos, dependendo muito da pessoa, de seus hábitos de vida e assim por diante.

7. Ter relações durante a menstruação aumenta as chances de contrair DSTs?

Verdade! Conforme especialistas, o sangue funciona como uma espécie de alimento para os micro-organismos e isso proporciona a eles o ambiente perfeito para a proliferação e, claro, o desenvolvimento de doenças.

É por isso que fazer sexo sem proteção durante a menstruação deixa a mulher mais propensa a contrair e a transmitir doenças sexualmente transmissíveis. Nesse último caso, o número maior de micro-organismos no sangue pode comprometer a saúde de seus parceiros.

8. Anticoncepcionais que cortam a menstruação fazem mal?

Mito! Pílulas que evitam a menstruação não fazem mais mal à saúde que qualquer outra. No entanto, se sua menstruação não vem há meses e você não está grávida ou não toma um anticoncepcional que pode proporcionar essa interrupção, é melhor procurar um médico.

Aliás, todo mulher, tomando pílula ou não, deve ir ao ginecologista pelo menos uma vez por ano.

9. Ter relações durante a menstruação não traz qualquer problema à saúde feminina.

Verdade! Se o sexo for seguro, não há porque ter medo de ter intimidade mesmo durante os dias de sangramento.

Aliás, existem até mesmo absorventes especiais que facilitam a relação enquanto se está menstruada. Eles não contam com o cordãozinho do absorvente interno e funcionam como um esponja, absorvendo tudo sem causar incômodos para a mulher ou para o parceiro.

10. Fluxo forte pode causar anemia?

Mito! Fluxo intenso não causa anemia. Isso só é preocupante quando a menstruação é muito desregrada, devido miomas uterinos, gravidez ectópica, entre outros problemas de saúde.

De forma geral, as mulheres só precisam ficar realmente preocupadas caso o sangramento intenso ultrapasse 7 dias ou se o ciclo menstrual for menor do que 21 dias.

E aí, ajudamos você a entender melhor o funcionamento do seu corpo? Agora, falando em menstruação, você pode gostar de conferir e entender melhor também sobre esse outro assunto: 6 dúvidas sobre o coletor menstrual que toda mulher tem.

Fonte: Tua Saúde