Mulheres precisam de 20 minutos a mais de sono que os homens, diz estudo

Segundo um estudo realizado pelo especialista em sono e ex-diretor do Centro de Pesquisa do Sono da Universidade Loughborough, na Inglaterra, Jim Horne, as mulheres necessitam de mais tempo de sono que os homens.

Isso acontece porque elas exercem mais atividades durante o dia. Como os cérebros femininos são mais complexos, capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo, o sono e o descanso prolongados, mesmo que por minutos, são essenciais para manter o bom funcionamento cerebral ao longo do dia.

Horne explica que dentre as várias funções de uma noite bem dormida, está a de fazer o cérebro se recuperar e se autorreparar.

Mulheres precisam de mais tempo de sono

Segundo Jim e sua equipe, a mulher necessita de dormir pelo menos 20 minutos a mais do que os homens. Claro que esse tempo pode variar para mais ou para menos dependendo do estilo de vida de cada pessoa, mas essa é a média da maioria das mulheres que participaram do estudo.

Jim explica que quando relaxamos profundamente ao dormir, o cérebro desliga dos sentidos e entra em modo de recuperação. O córtex responsável pela memória, pensamento, linguagem entram em regeneração.

Quanto mais a atividade cerebral é intensa e complexa, mais horas de sono a pessoa necessita. Ou seja, quanto mais o cérebro trabalha, mais tempo precisa para se recuperar.

Alguns homens também “entram nessa”

Mas, ao que tudo indica, essa “vantagem” não se restringe apenas às mulheres.

Homens que realizam tarefas complexas, como tomadas de decisões e pensamento lateral, também precisam de mais tempo de sono que a maioria das pessoas para que essa função regenerativa entre em ação de forma devida.

Consequências do sono insuficiente

O estudo também revelou que a falta de uma noite bem dormida entre as mulheres, está ligado a vários efeitos negativos.

O nível de estresse psicológico, por exemplo, pode aumentar muito, juntamente com os sentimentos de hostilidade, depressão e raiva. Todas essas características foram encontradas em mulheres que dormem mal.

No caso dos homens que dormem mal, por outro lado, esses efeitos colaterais mais drásticos não foram detectados. As consequências mais visíveis, nesse caso, são a perda na capacidade de concentração e a queda de rendimento pelo cansaço físico e mental.

Interessante, não? Agora que você já sabe que precisa dormir mais, antes de tirar aquele cochilo essa outra matéria pode lhe dar razões ainda mais fortes para prolongar seu tempo na cama: Dormir no frio emagrece e dormir pelado emagrece 2 vezes mais

Fonte: Revista prosa verso e arte.