Por que você nunca deve usar sabonetes antibacterianos

Lavar as mãos é uma das formas mais eficientes de contar evitar infecções e a transmissão de doenças, sabia? E lavar as mãos com sabonetes antibacterianos deve ser ainda melhor e mais eficiente, certo?

Errado! Conforme pesquisas do FDA, órgão americano responsável pelas fiscalização de alimentos e remédios, os sabonetes antibacterianos, além de não limparem mais que os sabonetes comuns, são prejudiciais à saúde.

Problemas hormonais

Testes realizados em sabonetes antibacterianos de diversas marcas americanas provaram que esses produtos realmente matam 99% das bactérias e isso não é uma coisa boa.

Devido a substâncias presentes nesse tipo de sabonetes, como o tricosan e o triclocarban podem levar muito tempo para sair de nosso organismo e até mesmo causar alterações hormonais.

Superbactérias

Mas, os problemas não param por aí. Assim como no caso do consumo abusivo de antibióticos, os sabonetes antibacterianos podem levar às superbactérias.

Isso quer dizer que aquele 1% de micro-organismos que sobrevivem à ação do produto pode acabar adquirindo resistência genética ao princípio ativo do gemicida e, assim reproduzir cada vez mais bactérias resistentes.

Alguns estudos mostraram, por exemplo, que a Salmonela se torna mais resistente a vários medicamentos depois da exposição prolongada a sabonetes desinfectantes.

Sabonetes antibacterianos banidos… nos Estados Unidos

Por esses motivos, os Estados Unidos baniram 19 componentes químicos usados na maioria desses sabonetes que prometem eliminar as bactérias e, consequentemente, os próprios sabonetes bactericidas.

A notícia ruim é que esse tipo de produto continua sendo produzido e comercializado no Brasil de forma indiscriminada.

Mas, agora que você sabe o que pode acontecer, a gente espera que você suspenda o uso desses sabonetes e que compartilhe essa informação, para que mais pessoas tomem consciência do assunto.

E então, sabia que esses produtos aparentemente inocentes poderiam ser tão prejudiciais? Mas, os sabonetes antibacterianos não são os únicos vilões, como você vai ver nessa outra matéria: 9 substância tóxicas presentes em seus cosméticos.

Fonte: Alto Astral, G1