Marido estressado? O estresse dele pode engordar você!

Conviver durante anos com um marido estressado pode ser a causa do ganho de peso de inúmeras mulheres casadas, sabia? Pelo menos é isso que mostrou um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Conforme o estudo, embora o estresse da mulher também interfira nos hábitos alimentares do homem, elas são mais sensíveis ao estresse crônico, aquele que dura no mínimo um ano.

Pelo menos é isso que os pesquisadores perceberam depois de acompanhar um grupo de 2.042 pessoas com mais de 50 anos, que estavam em um mesmo relacionamento por pelo menos 34 anos.

Mulheres engordam mais

De forma geral, a análise percebeu que, embora muita gente perca a fome diante do estresse do cônjuge, outras acabam exagerando na ingestão de calorias.

No início da pesquisa, os resultados mostraram que 59% dos homens e 64% das mulheres estavam em risco para obesidade.

No final do estudo, no entanto, os números subiram bastante, especialmente com relação às mulheres que tinham maridos estressados: 70% delas apresentava mais riscos de desenvolver doenças ligadas ao excesso de peso, como as cardiovasculares.

Os homens também haviam engordado bastante no final do estudo. A proporção de maridos à beira da obesidade subiu para 66%.

Circunferência da cintura x casamento estressante

Conforme a autora do estudo, Kira Birditt, depois de analisar todos esses dados foi possível perceber que o casamento tem poderosas influências sobre a saúde do casal e que o estresse do parceiro, e não só o do próprio indivíduo, está associado ao aumento da circunferência da cintura.

Os pesquisadores acreditam também que os efeitos do stress no peso são semelhantes em casais mais jovens, no entanto, isso não é visto com tanta clareza porque os riscos do sobrepeso tornam-se mais evidentes com o passar da idade.

Como lidar com um marido estressado (sempre)?

Infelizmente, o estudo não abordou soluções plausíveis para reduzir o nervosismo dos maridos estressados, ou das esposas de TPM, mas estudo anteriores já mostraram algumas soluções eficientes.

Um dos principais “remédios”, conforme especialistas, é o casal lidar junto com o estresse, lembrando sempre que metas criadas juntos são mais eficazes que as metas criadas individualmente.

E então, você acha que o estresse dele está “engrossando sua cintura”? Uma outra pesquisa diz que a comidinha que vocês comem juntos também pode ajudar nisso (surpresa!), e a culpa também pode ser dele: Você engordou depois do casamento? A culpa pode ser do seu marido.

Fonte: Veja