Amor

7 problemas que podem abalar seu casamento e como resolvê-los

Os problemas no casamento podem ser de ocorrências diversas, e cabe ao casal entrar em um consenso para estimular uma relação saudável.

Problemas no casamento são situações de ocorrência mais normal do que se imagina. Frequentemente ocasionados por mais de um motivo, é fato que boa parte das relações são alvo de altos e baixos, além de possível falta de compatibilidade. Contudo, buscar entender a fonte do conflito entre o casal pode ser a chave para uma relação mais saudável.

As chamadas crises da relação são momentos onde o vínculo, a intimidade, o amor do casal e a vontade de seguir com o matrimônio são colocados em prova. Sob o mesmo ponto de vista, é possível afirmar que o relacionamento é dividido em ciclos. Em alguns deles, os pontos negativos são mais aparentes que os positivos. Apesar disso, vencer tais obstáculos é uma solução mais do que viável. Mas de forma que a resolução possa ocorrer, é necessário compreender a fonte do problema.

Seja como for, os problemas no casamento não ocorrem sem que certos sinais de futuras desavenças não estejam aparentes. Muitas vezes é possível identificar por exemplo os desentendimentos que acontecem com cada vez mais frequência, a falta de afeto físico e as discussões motivadas por pouco. Negar a existência de tais fatores é caminhar para a crise da relação.

Abaixo, confira 7 dos motivos mais comuns que ocasionam os problemas no casamento, bem como possíveis soluções para as situações.

7 problemas mais comuns no casamento

Antes de mais nada, é importante entender que crises na relação não significam seu fim inerente. Exercitando o diálogo e chegando a um consenso quanto à vontade de resolver a situação, caracterizar o momento como apenas mais um ciclo do casamento segue sendo uma possibilidade.

1 – Primeiro ano da vida de casados

Problemas no casamento
Fonte: Canção Nova

O primeiro ano de casamento é uma fase de adaptação, onde certos comportamentos durante o namoro deixam de ser tolerados. Muitas vezes, os casais se frustram ao perceber que a esperança da mudança de certos hábitos era falha. Além de uma conexão para o resto da vida, o casamento traz consigo a junção de valores, costumes e princípios dos dois lados, e o choque dos opostos pode ser negativo.

Nesse sentido, antes de mais nada, é essencial entender que é impossível impor suas vontades acima do parceiro ou da parceira. Além disso, listar os possíveis certos ou errados em um casamento também não é uma alternativa viável. É preciso cooperar e instigar a boa convivência, pois de certa forma, o primeiro ano pode ser o mais difícil.

2 – Constante discordância

Problemas no casamento
Fonte: Psicólogos Berrini

Apesar da discordância ser algo natural do ser humano, exercê-la constantemente pode tornar a situação desgastante. Isso ocorre principalmente pelo fato da situação se tornar uma exaustiva necessidade de autoafirmação, corroendo aos poucos a relação. Mesmo que seja importante possuir opiniões contrárias às do outro, disputar e fiscalizar cada mínimo detalhe é outro dos motivos dos maiores problemas no casamento.

Seja como for, quando esse é o caso, é crucial exercitar a paciência e a tolerância, bem como possuir a consciência de que a situação existe e que ela é um problema desgastante.

3 – Preparação de casamento

Fonte: A Minha Festinha

Da mesma forma, o noivado traz consigo discordâncias que podem ser desgastantes para o casal. No caso dos dois escolherem realizar a cerimônia, a burocracia e a preparação do evento é recheada de momentos que alimentam o estresse. Os problemas começam quando os noivos enfrentam diversos desentendimentos frente às escolhas que devem ser feitas, provando que nem tudo vai ser fácil dali pra frente.

Novamente, a solução para o problema é ceder. Não de forma que sua opinião deixe de ser levada em conta todas as vezes, mas sim que os dois entrem em um consenso quanto ao que deve ser feito. No casamento, nada acontece do exato modo que se é desejado.

4 – A crise dos 7 anos

Fonte: Personare

Você já ouviu falar sobre a crise dos 7 anos? O acontecimento é consideravelmente popular entre os casais, e mesmo que não ocorra exatamente após 7 anos, a situação é ocasionada junto do desgaste adquirido durante o tempo vivido na relação. Seus motivos podem ser, por exemplo, a chegada dos filhos, as crises financeiras, os desafios no trabalho e a situação doméstica. A dificuldade de comunicação é um dos fatores mais importantes do caso, junto da vontade de realizar mudanças.

Após tantos anos, é possível ver a crise como uma oportunidade de fazer o casal crescer novamente, enfrentando os obstáculos com maturidade. Assim, a relação será fortificada de várias formas, além de proporcionar conversas honestas que podem ser extremamente necessárias para a boa convivência.

5 – Os problemas no casamento com 40 anos

Fonte: Veja

A chegada dos 40 anos de idade, junto da maturidade natural proporcionada pela passagem do tempo, traz também questionamentos difíceis na vida de alguém. Muitos deles são motivados pela angústia de não ter sido capaz de realizar certos sonhos ou vontades, além da negação do envelhecimento. O problema ocorre quando tais frustrações são descontadas na relação, desestabilizando-a com situações pessoais.

Sobretudo, é crucial entender que o parceiro ou parceira estão ali para auxiliar na nova fase e ajudar a conquistar aquilo que ainda é sonhado. Além disso, o momento pode ser de reflexão para o casal, onde novas metas e projetos podem ser criados em conjunto, de forma que os dois possam crescer na companhia um do outro. A autoestima também deve ser trabalhada para que se possa compreender que de nada adianta negar a idade.

6 – Os problemas no casamento na meia idade

Fonte: Uol

Assim como os 40 anos, a crise de meia idade também é um problema real, além de ser de ocorrência extremamente comum. Novamente, as dúvidas que permeiam os anos e a vivência podem ser fatores importantes para explicar o desmoronamento da relação, que é deixada de lado quando as questões pessoais falam mais alto. O momento é até mesmo percebido como declínio da vida.

Mais do que nunca, é necessário encontrar novas paixões para que os dois possam adotar juntos, além de novos hobbies e atividades que mantenham o corpo e a mente sãs. Dessa forma, o relacionamento pode ser recriado, e o ciclo negativo servirá como um degrau para que os parceiros saiam ainda mais vitoriosos.

7 – O nascimento do primeiro filho

Problemas no casamento
Fonte: Crescer

Apesar da felicidade inata acometida pelo nascimento de uma criança e, como consequência, fortalecimento do vínculo do casal, a insegurança também pode surgir para tentar desestabilizar a relação. Muitas vezes, o desespero ocasionado pela necessidade de tomar decisões complicadas e o não saber o que fazer são o suficiente para fazer um dos pilares do relacionamento desmoronar. Além disso, a constante divisão injusta de tarefas entre o pai e a mãe podem ser motivo de frustração.

É preciso que o casal entenda perfeitamente qual é o papel de cada um durante a criação. Sobretudo, que fique claro que a mãe não deve ser a única responsável pelos cuidados do filho, pois o pai também deve se envolver na questão do amadurecimento familiar e na divisão de tarefas.

Outras formas de melhorar um casamento em crise

Caso a tentativa de chegar em um consenso não funcione, ainda é possível buscar outras alternativas para salvar a relação. Caso exista a disposição e os meios necessários, o casal pode voltar à fase do entendimento, superando suas dificuldades.

Para isso, é importante receber a orientação de um especialista, que irá analisar a situação de forma mais objetiva e com uma visão diferente daquela que os parceiros possuem. Além da conversa, o especialista deve utilizar ferramentas e métodos para atingir a compreensão, canalizando diversos pontos de vista diferente para oferecer uma resolução plausível.

Se essa matéria te interessou, confira também 7 dicas para ter um relacionamento feliz, segundo a Ciência

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você